quinta-feira, 23 de abril de 2009

Meteorologia prevê tempo instável pelo quarto dia.

Marjorie Moura, do A TARDE

As chuvas intensas que castigam Salvador prosseguem nesta quinta-feira, dia 23, com previsão de céu nublado com pancadas de chuva, mantendo pelo quarto dia seguido os altos índices pluviométricos que já superaram as previsões para abril feitas pelo 4º Distrito Regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até as 18h40 de quarta, o índice chegou a 67,4 mm. Para sexta, 24, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuvas isoladas. No sábado, previsão de nublado a parcialmente nublado.
Até as 20 horas de quarta, a Codesal registrou 307 solicitações: quatro pontos de alagamento, 43 ameaças de desabamento, sete ameaças de desabamento de muro, 88 ameaças de deslizamento, 18 árvores caídas, 10 desabamentos de imóvel, seis desabamentos de muro, 130 deslizamentos de terra e uma orientação técnica. Moradores da Rua do Boiadeiro, principal via de acesso a Cajazeiras VII, bloquearam a rua, por volta das 15 horas, com sofás, contêineres e outros objetos, para protestar contra “a falta de intervenção da Prefeitura Municipal de Salvador”. Somente às 17 horas uma das pistas foi liberada, após negociação com a Polícia Militar. Eles prometem retomar o movimento nesta quinta.

Gravidade –
A situação mais grave é verificada no Caminho 2, onde, durante a permanência da equipe de reportagem de A TARDE, grandes porções de barro desciam com a chuva. Cinco casas estão penduradas, ao lado de uma vala que está sendo erodida pela chuva. Segundo Fábio de Jesus, morador do local, os problemas teriam começado com escavações do Programa Bahia Azul. Depois disso, as alvenarias que protegiam o final das vias começaram a ruir. Nos últimos cinco anos, foram feitas várias solicitações a órgãos municipais (Sumac e Codesal), que, segundo ele, alegaram falta de verbas.

Larisse Silva de Jesus mora com cinco pessoas na casa ao lado do imóvel mais ameaçado, e a renda da família se reduz à aposentadoria do marido e ao dinheiro ganho tomando conta de crianças. Apesar do risco, ela diz não ter para onde ir.
Desabamento e deslizamento ameaçam também casas do Caminho 1. No Caminho 3, há buracos causados por caixas de esgoto sem manutenção, cuja infiltração resultou na queda de um muro de contenção junto a um despenhadeiro.
Subúrbio –
Moradores da Rua Santa Rosa, ladeira que liga Fazenda Coutos I a Paripe, no subúrbio ferroviário, sofrem há mais de um ano com a reabertura de uma cratera que, este ano, atingiu mais de dois metros de diâmetro, impedindo o tráfego de carros pela via. De acordo com os moradores, assim como em anos anteriores, surgiu primeiro um pequeno buraco que cresceu gradativamente com o aumento da intensidade das chuvas. Um esgoto da Rua São Jorge cavou uma galeria subterrânea que atinge vários metros de comprimento e está rachando e quebrando aos poucos a capa de asfalto, colocando em risco a vida de transeuntes e dos motociclistas que ali trafegam.

FONTE : JORNAL A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário