segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Bacelar nega, mas MP confirma investigações na Secult


Bacelar nega, mas MP confirma investigações na Secult

O titular da Secretaria Municipal da Educação (Secult), João Carlos Bacelar, disse, nesta segunda-feira, 7, desconhecer qualquer investigação externa no órgão, conforme havia sido divulgado pelo Ministério Público do Estado (MP-BA).
A polêmica veio à tona após o incêndio que atingiu a sede da Secult (Engenho Velho de Brotas), na quinta-feira da semana passada.
"A Secult não tem o que esconder, porque a corrupção está longe desta Casa. Só o tempo irá dizer o que motivou o incêndio. Mas, como agente político, acho mesmo bom que se investigue o caso", afirmou Bacelar, durante entrevista para falar sobre o calendário letivo de matrículas.
Bacelar rebateu, ainda, a suspeita do vereador Henrique Carballal (PT), da bancada de oposição, de que o episódio seria uma "queima de arquivo" de documentos investigados pelo MP-BA.
 No entanto, a coordenadora do Grupo Especial de Defesa da Moralidade Administrativa do MP-BA, promotora de justiça Rita Tourinho, garantiu ao A TARDE que "há várias investigações sobre a Secult. Da gestão de Bacelar, são duas as principais, entre elas um contrato com a Fundação da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no valor de R$ 5 milhões, de junho passado".
O outro caso, segundo ela, "envolve convênio com a Universidade Estadual da Bahia e a ONG Pierre Bourdieu, no valor de R$ 64 milhões. Nesse caso, como a documentação é vasta, e não tive tempo de analisar, não posso afirmar se o incêndio afetou papéis da investigação". Nesta segunda, peritos tiraram fotos e analisaram o prédio incendiado. O laudo da Polícia Técnica sairá em 20 dias.

Informações Atarde

Falta de fiscalização no trânsito na rua da Feira de Periperi causa mortes




                                                                Trânsito na Rua da  Feira de Periperi - Foto: Subúrbio News
Não é de hoje que os moradores do bairro de Periperi e adjacências que precisam transitar pela Rua da Feira de Periperi, com destino as escolas, clínicas, Hospital do Subúrbio, BR 324, Mirantes e Colinas de Periperi, Vista Alegre, Avenida Suburbana, chamam atenção para o estado crítico que se encontra o trânsito no local.

Sem nenhum tipo de fiscalização os donos dos mercados diariamente no horário de pico, quando as pessoas estão indo para o seu trabalho realizam a descarga de mercadorias o que tem causado grandes engarrafamentos na via principal, e consequentemente tem contribuído com o atraso dos suburbanos ao trabalho ou outro a destino desejado.  

Outro problema apontado pelos moradores e feirantes é a falta de uma sinaleira para que as pessoas possam atravessar a rua com segurança. Hoje o bairro é formado por muitas crianças e idosos, o que requer uma maior atenção, já que os motoristas não respeitam os pedidos para atravessarem a rua.

" Várias pessoas já morreram aqui vítimas de atropelamento, e nunca ninguém tomou nenhuma providência para solucionar este problema" desabafou Maria lúcia

Recentemente um dos mais antigos moradores do bairro morreu vítima de um atropelamento de um ônibus que passou em alta velocidade pela rua que requer um cuidado especial.

Chamamos atenção da prefeitura para que providências sejam tomadas com urgência no sentido de resolver o problema da Feira e do trânsito de Periperi antes que o mesmo provoque novas vítimas. 

fonte: suburbio news

Fundação Cidade-Mãe oferece cursos gratuitos no Subúrbio com sede cheia de lixo!!!

A Fundação Cidade-Mãe, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferece 160 vagas para os cursos gratuitos de qualificação profissional, distribuídas nas áreas de Auxiliar de Panificação, Auxiliar na Fabricação de Pizzas e Massas, Pedreiro e Carpinteiro de Forma. As atividades serão realizadas na Empresa Educativa de Coutos, e têm como intuito estimular a construção da cidadania e impulsionar o desenvolvimento profissional dos adolescentes e jovens de Coutos e do Subúrbio Ferroviário.

Mas a sede está completamente abandonada. Cheia de lixo e mato.

Segundo informações o lixo tem causado o aumento do número de ratos e baratas no local. 

Podem ingressar nos cursos adolescentes e jovens de ambos os sexos, com idade a partir de 17 anos e sete meses, que possuam Ensino Fundamental completo e não estejam trabalhando. As inscrições deverão ser feitas, presencialmente, na Empresa Educativa de Coutos, localizada na Rua da Paz, s/nº – Parque Setúbal – Coutos, e estarão abertas até o preenchimento de todas as vagas. As aulas estão previstas para começar no próximo dia 30.
No ato da inscrição, o jovem deve apresentar original e fotocópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e carteira de trabalho. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados do responsável, munido da carteira de identidade e do CPF.
Ao final do curso, com carga horária de 160 horas, os alunos que apresentarem frequência mínima de 75% e um bom aproveitamento, receberão certificados emitidos pelo Senai e pela Fundação. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Empresa Educativa de Coutos, através do telefone 3397-5789, ou com a Gerência de Proteção Básica da Fundação, pelos telefones 3176-8315 - 3176-8314.

fonte -suburbio news