sábado, 3 de setembro de 2011

ESTUDANTES DEVEM LANÇAR MÃO ÀS NOVAS TECNOLOGIAS

Como morador antigo de Periperi, é com imenso prazer que passo a fazer parte deste instrumento tecnológico, que visa divulgar acontecimentos do universo da periferia – “Mundo do Jaguar”, que tem como plano de fundo e ênfase a mobilização dos suburbanos para que consigamos um viver melhor.
Nesta oportunidade, venho trazer um acontecimento do interior da Bahia, mais precisamente na cidade de Itabuna, quando um grupo de jovens estudantes resolveram elaborar um vídeo como trabalho escolar e acabaram sendo descobertos pelo mundo globalizado. Vejam o vídeo:

O objetivo da mostra desse vídeo, é demonstrar aos estudantes suburbanos, que com criatividade e interesse, a realidade deles podem mudar e muito, como foi o caso de Spartakues Santiago, Mariana Rosas e Paula Lavinsky, alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Sistema, de Itabuna, eles transformaram o vídeo Área do Cone, em um dos três mais vistos do You Tube, nos últimos dez dias. A repercussão foi tamanha, que os três receberam vários telefonemas e convites para entrevistas e tudo isso porque conseguiram aliar criatividade ao dia-a-dia, juntamente com o compromisso a que se propuseram, estudar. A educação tem que se adaptar às novas tecnologias e os professores não devem estar presos mais a quadros, cadernos e livros, eles devem estimular a criatividade dos jovens.
A surpresa está no fato de estarem numa cidade do interior e ainda assim em tão pouco tempo passaram a serem conhecidos quase que instantaneamente no Brasil inteiro e, tudo por causa da atitude, força de vontade e dos recursos da maravilhosa rede. É nesse enfoque que venho incentivar os nossos jovens do subúrbio, a mostrarem mais seu lado criativo para os estudos, na esperança que possamos mudar a cara desse país. Abraços e até a próxima!

Texto: Rubem Leite
Video: youtube

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Novos Colaboradores!!!!

Como mostra  do grande sucesso  que o blog Mundo do Jaguar tem conseguido, sendo reconhecido como uma grande ferramenta para a população do subúrbio, nosso  diretor Cássio alvim ,convidou grandes lideranças para fazerem parte da equipe "Mundo do Jaguar",e o primeiro a aceitar o convite foi  o Técnico Judiciário Rubem Leite, que também atua na area  de corretores de seguro, como corretor,e que a 47 anos  é morador  do bairro de Periperi, e também é estudante de Direito na Faculdade Maurício de  Nassau, cursando o 6º semestre,  Rubem é pai de três filhos,e ficou muito feliz com o convite, é um  grande presente para a familia "Mundo do jaguar'",e em breve teremos  novos integrantes nessa  familia que só faz crescer.

Seja bem vindo Rubem !!!

A Familia Mundo do Jaguar.

Colégio Santo Inácio celebra sua IIIª Feira do Conhecimento

foto: Mundo do Jaguar
O Colégio Santo Inácio, localizado no Bairro de Periperi,festejou nessa manhã de sexta-feira(2), a sua IIIª  Feira do conhecimento, tendo temas como sustentabilidade alimentar,energia,solo,aproveitamento do lixo,fauna e flora, os alunos apresentaram da uma forma bem criativa cada tema solicitado pela direção da escolar, a  feira já faz parte da grade de atividades da escola.

A feira recebeu a visita de diversos moradores da região que virão os trabalhos criados pelos alunos, em cada sala/stand  além de saber um pouco mas sobre cada tema , o visitante ainda saia com um brinde e panfletos com diversas dicas.

Além do material apresentado pelos alunos  um grupo de agentes de saúde apresentou uma palestrante para os presentes sobre a prevenção e combate a dengue.
foto: Cássio Alvim
Texto: Redação

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ex- deputado do DEM Carlos Gaban que ¨despejar¨ a comunidade do Alto do Peru


A denúncia publicada ontem pela Tribuna, sobre a “ordem” de despejo que a comunidade do Alto Peru, em São Caetano, recebeu do ex-deputado estadual Carlos Ricardo Gaban (então DEM), ainda não foi explicada.


Segundo a comunidade, Gaban apareceu reivindicando a propriedade do terreno, quase três décadas depois de os moradores terem recebido os títulos de posse das mãos do governo. Sem um mandado judicial, o ex-deputado esteve no local determinando que os moradores desocupassem a área em 24 horas.

Como mostram as fotos apresentadas por moradores que flagraram a cena, Gaban chegou acompanhado de um suposto advogado e pelo tenente Nonato, devidamente fardado. Os três chegaram a desmontar uma estrutura metálica onde funcionava um ponto de táxi e uma barraca de acarajé, ordenando os proprietários a sair da área.

“Chegaram aqui intimidando todo mundo, estipulando prazos para deixarmos nossas casas, dizendo que vão fechar ruas. Uma moradora passou mal ao ouvir que teria que abandonar sua barraca. Quero saber se eles têm mesmo esse poder de anular títulos de terra dado há quase três décadas, de expulsar pessoas que aqui residem há mais de 60 anos, de fechar logradouros públicos”, indagou o líder comunitário Domingos Moreira.

“Esse senhor, que agora se diz dono da gleba maior, já foi deputado e hoje trabalha na Assembleia Legislativa e usa sua influência e conhecimento para tirar proveito, inclusive retirando funcionário da guarda para nos intimidar”, alegou Dominguinhos.





De acordo com a planta baixa que Gaban deixou cair do carro, o projeto seria para implantação de um estacionamento com 75 vagas no local e o fechamento de três importantes vias do bairro: a Avenida Bananeiras e as ruas Nestor Duarte e dos Comerciários, além de derrubar um tamarineiro centenário.









Informações Tribuna






Bahia lança a terceira camisa


Amigos, festa maravilhosa promovida pelo Bahia na noite de ontem. Jogadores de 88 (Ronaldo, Claudir, Gil Sergipano, Zé Carlos entre outros) e familiares dos campeões de 59. Homenagem justíssima ao ex-presidente Antônio Pithon, comes e bebes de primeira e apresentação do famoso Milton Neves...


Todos reunidos, felizes e ansiosos pela apresentação da falada terceira camisa.

Infelizmente, só a vimos de longe, sem muitos detalhes, mas acho que dá para opinar.

Particularmente, eu acho que a camisa ficou bastante simplória. Toda azul, num tom quase marinho, que a cada ângulo parece mudar e que sofre influência do flash, ora tomando aspecto azulado; ora parecendo meio "petróleo. Gola idêntica às das camisa home e away atuais, tirando a aba pólo, que, se estivesse presente na third, conferiria a essa uma elegância bem maior. Os únicos detalhes são uma faixa vermelha sob uma dobra lateral da camisa, absolutamente igual à usada na home da Diadora de 2007 e a barra interna da manga em vermelho, também "copiada"da atual camisa da seleção da França.

Ademais, é esperar para ver o conjunto que, sendo calção branco e meia vermelha, deve dar uma realçada na camisa.

*Foto do site ibahia.com
*Postado por  Ruy Guimarães do blog  camisas do Bahia

Projeto que altera o Planserv é aprovado por 39 a 20


Chegou afim a polemica do projeto que altera o Planserv, o plano de saúde dos servidores publico do estado da Bahia. Que dominou toda semana o debate na assembléia legislativa do estado, causando bate boca, agressão xingamentos, entre oposição, situação, sindicalistas e funcionários públicos, durante toda a tarde desta quarta (31).depois do ultimo orado da noite já perto de madrugar,foi colocado em votação pelo deputado Marcelo Nilo (PDT),obtendo 39 sim e 20 não dos 59 deputados presentes no plenário. O que causou revolta aos servidores e sindicalista presentes galerias começaram a cantar você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão. Projeto segue agora para sanção do governador Jaques Wagner.

fonte: sempre na luta




segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Paralisação do PAC de Nova Constituinte compromete construção de escola no Subúrbio

 
 
Lideranças comunitárias do bairro de nova constituinte subúrbio de ferroviário, denunciam o descumprimento o acordo feito entre a SEC Secretária Estadual de Educação e a comissão de moradores, que desativou uma Escola em Periperi e insiste em desativar mais duas, a Escola Estadual Felipe Busquet e a Escola Antônio Carlos Magalhães com a promessa de construir uma Escola Estadual em Nova Constituinte. Mas tudo não passou de conversa fiada. Pois em reunião na quinta feira (25), com a Secretária da Casa Civil Eva Chiavon com os moradores e liderança comunitária foram informados pela secretária que a obra do PAC de Nova Constituinte, foi paralisada por motivo de ¨borrocraticos ¨ inviabilizando, assim a construção da escola na Comunidade garantida pela SEC.
A unidade escolar seria construída pela CONDER com recurso do PAC, com previsão ainda este ano, com a paralisação do PAC, é bem provável que só no final de 2012, diz Arnaldo Anselmo líder comunitário presente na reunião. Para Carlos Alberto, alem da escola tem uma serie de benefícios, anunciados para comunidade com pavimentação de ruas, construção de casas, equipamentos de esporte, lazer e cultura, estão ameaçados. Segundo Alberto não é possível que o governo de só prioridade ás obras da Copa de 2014, e deixe os compromissos firmando com a comunidade carente de Nova Constituinte, para segundo plano desabafa o morador. Eles informam que estão mobilizando a comunidade para fazer uma manifestação na porta da governadoria pedindo intervenção do governado Jaque Wagner. 
 
fonte: sempre na luta

Jovem é baleada nas costas ao tentar proteger irmão

Um homem de 24 anos foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (29) durante uma festa em uma praça no bairro de Plataforma. Ao tentar salvar o irmão, uma jovem acabou sendo baleada. O crime ocorreu na rua dos Araçás, por volta da 1h30.

De acordo com o delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Sandro Barbosa dos Santos estava com a irmã e alguns amigos em uma barraca que vendia bebidas alcóolicas próxima a uma igreja.
De acordo com uma testemunha, a praça estava lotada quando três homens armados se aproximaram do grupo e procuraram pelo jovem. "Aqui o que mandaram para você", teria dito um dos homens antes de dar um tiro na cabeça da vítima, segundo relatou uma testemunha ao Correio.
Ao tentar proteger Sandro para que ele não fosse atingido, a irmã - que não teve o nome divulgado - foi baleada nas costas. O casal de irmãos foi socorrido por amigos até o Hospital João Batista Caribé.

fonte: sempre na luta

domingo, 28 de agosto de 2011

Tony Sales " Revolta" o povo do subúrbio e não aparece!!!


depois de não fazer o show no esporte clube Periperi, em julho, e prometer um show gratuito para as pessoas  na praça central de periperi no dia 21 de agosto, o cantor Tony Sales e sua banda Raghatoni, prometeu o show para  hoje(28) nas 16:30 na mesma praça, e novamente não compareceu, dando a desculpa que a prefeitura  não liberou o evento, como  seu  principal hit de sucesso, "revolta" esse  é  sentimento que tanto as pessoas que compraram o ingresso e as pessoas que foram a praça da revlução nessa  tarde de domingo  para acompanhar o show.
Agora nem parece  que o cantor Tony Sales  é um morador do suburbio, pois trata os mesmo  com um total desprezo.

veja as desculpas  dada  pelo cantor  e sua produção.

A banda Raghatoni e a diretoria da rádio Nova Salvador FM, organizadores do “Arrastão do Raghatoni” que aconteceria amanhã dia 21 às 15 horas, na Praça da Revolução em Periperi, informam que por motivo de força maior, o evento foi adiado para o próximo domingo dia 28, no mesmo local e horário. Segundo a organização do evento, o adiamento é para que a apresentação possa contar com uma grande estrutura, digna dos melhores  shows da banda. 

essa foi a desculpa mandada  para imprensa para o adiamento do dia 21, e para a de hoje foi  que a prefeitura não liberou, entã porquer prometeu??? 


O que se percebeu , é que a população tá é revoltada com tanta  mentira .


Embasa deixa a desejar no Subúrbio




A água da rede de esgoto da rua São João do Cabrito, em Plataforma, Subúrbio ferroviário de Salvador, está transbordando pelo bueiro.

Os moradores reclamam de mau cheiro. Os pedestres devem ter atenção ao passar pela rua.

Para Carlos, o que falta no bairro é um sistema eficiente de escoamento do esgoto.queremos esse problema resolvido”, fala.

Segundo a dona de casa Neide Santana, diversas reclamações já foram feitas para a empresa responsável pelo serviço de água e esgoto (Embasa) que sempre faz um paleativo,queremos uma solução definitiva para essa situação,desabafa.



fonte: nudesf

UPA 24 Horas em Escada sem Previsão de Inauguração sábado, 27 de agosto de 2011

 
É lamentável a situação que se encontra a saúde pública em Salvador. O que mais nos indigna e nos revolta é vermos a total inoperância e ineficiência do poder público em gerenciar esta pasta de fundamental importância para a qualidade de vida do nosso povo.

Uma administração que se preza, prioriza políticas públicas voltadas para determinadas áreas. principalmente a Saúde.

Os moradores do Subúrbio Ferroviário, acompanharam de perto as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro de Escada. O trabalho foi praticamente concluído desde o final do ano passado, mas até agora, ainda não foi inaugurada.Porque Será?

Quem Ama de verdade o Subúrbio não deixa o povo sem saúde!

Enquanto isso a UPA segue sem previsão de inauguração e ficamos a espera de um maior respeito a nossa gente suburbana.
 
fonte: nudesf/ação cidade
 

É Mato!, É Mato!:LIMPURB Falta de Respeito em Periperi


É uma falta de respeito o que a LIMPURB faz em Periperi, mais uma situação de descaso total ,a extensão da estrada velha de Periperi é mato por todos os lados, esta via  é muito importante pois é a via de acesso ao Hospital do Subúrbio, poderíamos ter um serviço de manutenção constante.

Os pedestres  andam na pista, pois os passeios que pouco existe, está tomado de mato obrigando a todos disputar ESPAÇO com os carros, os pontos de ônibus estão completamente coberto, as placas de sinalizações encobertas ,deixando os motoristas em perigo eminente de um acidente , porque tem que parar em uma pista sem acostamento pedindo informações. “Como eu chego ao Hospital”?
"O Mundo do Jaguar  lembra que esta solicitação é constantemente feita por usuários e moradores de toda a região."

“ Ficar dando banho nas praças, pintando meio fio para dizer que está trabalhando , enquanto isso os serviços de grande necessidade são escondido debaixo do tapete afirma moradores” .
 fonte ação cidade

Feira de Periperi:Moradores e feirantes sofrem com o descaso e abandono



A antiga feira, mais conhecida como feirinha de Periperi, está em total  abandono, as condições são precárias, feirantes e moradores e  freqüentadores do local, lidam com a falta de higiene com o mau cheiro,  falta de coletores de lixo e o tráfego de ônibus e carros.

Tereza Soares, moradora do bairro, diz que sempre compra na feira, e  reclama da organização. “O espaço está a desejar, já aconteceram  acidentes por causa disso aqui, a falta de organização e muito grande e a  sujeira também.”

Para Ailton Mendes Andrade freqüentador da feira, deveria haver separação e melhor estrutura, além da higiene do local e das mercadorias expostas. “Toda vez que chove isso aqui fica horrível parece um mar, aparece rato, barata é um fedor de fezes e urina, a prefeitura tem que tomar uma providência.”

Segundo feirantes, o problema não é atual, há anos a feira está assim. O Feirante Humberto Oliveira diz que a prefeitura prometeu um espaço maior, com a construção de um Centro de Abastecimento de Periperi para a organização da feira, mas as obras pararam. Segundo ele, no espaço atual, já foram feitas várias solicitações como a mudança do tráfego de ônibus aos sábados, dia em que o movimento na feira é maior e a solicitação também de detetização por causa de ratos, baratas e mosquitos.

O descaso e abandono continuam, e os feirantes e moradores reivindicam por melhores condições e urgência a prefeitura.

fonte :Nudesf

Brasileiros dominam confrontos das lutas no UFC Rio



Brasileiros dominam confrontos 
das lutas no UFC Rio

Após um ano e meio ausente do UFC devido a lesões, o baiano Rodrigo Minotauro voltou com tudo a derrotar o americano Brendan Schaub por nocaute, ainda no primeiro round, pela segunda luta do evento principal do UFC Rio.

Após a vitória, a torcida entrou em êxtase com gritos de "Minotauro voltou". O lutador comemorou com a bandeira do Internacional,  clube de futebol que o havia contratado dias antes do evento. Emocionado, Minotauro desfabafou para a torcida:  "Tive três meses para treinar, mas só aceitei essa luta por causa de vocês. É a minha primeira luta em casa. Valeu, gente", disse Minotauro após a vitória.

Já Anderson Silva venceu a revanche com o japonês Yushin Okami na principal luta do UFC Rio.O brasileiro ganhou por nocaute no segundo round. Com a vitória, o brasileiro mantém o cinturão do peso médio. O japonês ganhou do brasileiro em 2006.

Em outro duelo Maurício Shogun venceu a revanche com norte-americano Forrest Griffin por nocaute ainda no primeiro round. Em 2007, ele foi derrotado por Griffin nos últimos segundos da luta

A única derrota  brasileira na noite foi de  Luiz Banha que foi derrotado por nocaute técnico pelo búlgaro Stanislav Nedkov na primeira luta do card principal do UFC. Com um golpe certeiro, o búlgaro, que estava com o nariz sangrando depois de ser acertado pelo brasileiro, venceu a luta numa reação impressionante. Edson Barbosa e o inglês Ross Pearson fizeram uma luta equilibrada durante os três rounds. No final, o peso leve nascido em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro venceu por pontos.
fonte: bocão news

Pânico em assalto na Estação da Lapa

Um assalto com tiros levou pânico aos usuários da Estação da Lapa, em Salvador, neste sábado (27). Segundo ambulantes e lojistas que não quiseram se identificar, um bandido teria roubado o celular de uma garota, que gritou por socorro, o que levou o rapaz a disparar um tiro para cima. O que se viu em seguida foi tumulto e muita correria, com algumas pessoas caindo no chão. Ninguém ficou ferido. Segundo o funcionário de uma loja que funciona no terminal, os assaltantes têm entre 18 e 20 anos. “Andam bem vestidos, com camisa, calça e tênis. Naquele lugar não tem escapatória”, explicou, referindo-se à escadaria que dá acesso à Avenida Joana Angélica, local preferido pelos bandidos. De acordo com a polícia, não há como informar a estatística de assaltos no final de semana, mas um segurança da região estima que ocorram, em média, 15 assaltos por dia na estação. Informações do jornal Correio.

Poste pode causar um grave acidente na Avenida Suburbana


Quem passa pela Avenida Suburbana, no sentido Paripe-Calçada, nas imediações do bairro de Periperi, próximo a Estação de Trem do bairro, se assusta com o estado que se encontra um poste depois de uma colisão. 
O poste esta completamente escorado em uma tela do muro da Leste, e puxando a fiação o que pode levar a acontecer um curto circuito no local e levar a serias consequências, pois além de carros passa também o trem.

Várias ligações já foram realizadas para a COELBA, mas até o presente momento nenhuma providência foi tomada no sentido de solucionar o problema.


fonte: suburbio news


Servidores responsáveis por filmar corpo de Kelly Ciclone no IML são identificados



A corregedoria do Departamento de Polícia Técnica (DPT) concluiu nesta sexta-feira (26) o inquérito administrativo que apontou dois servidores como responsáveis por filmar o corpo de Kelly Ciclone no Instituto Médico Legal (IML) Nina Rodrigues. Segundo informações do DPT, a identificação dos servidores não pode ser divulgada por conta da não conclusão do inquérito policial.
Ainda segundo o DPT, só com a conclusão o inquérito policial que as medidas cabíveis serão tomadas em relação aos servidores.
O vídeo que mostra o corpo de Kelly foi postado no dia 27 de julho por um usuário no site Youtube. Nas imagens, o corpo de Kelly aparece em uma maca dentro do IML, com as roupas com que ela foi assassinada, aparentemente antes da necropsia. A filmagem dura pouco menos de 2 minutos.
A família de Kelly considerou a atitude “uma falta de respeito” e pretende processar o Estado. “Quando a gente acha que está ficando melhor, vem uma bomba dessas. Essa não é a imagem que a gente gostaria de guardar de minha filha. Ela não teve paz em vida e não estão deixando ter nem depois de morta”, lamentou a mãe de Kelly, a comerciante Maria Aparecida da Silva.
“Já falei com meu advogado e a gente vai entrar com uma ação contra o Estado. Lá, só quem tem acesso é funcionário do IML, como é que permitiram fazer um negócio desses? Quem fez isso foi uma pessoa sem caráter”, complementou a mãe.
Informações Correio

Elevador Lacerda Só Pra Cartão Postal: Transalvador diz que funcionamento de cabines atrasará por falta de peça

 
 
A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) informou que as cabines 1 e 2 do Elevador Lacerda não voltarão a funcionar nesta sexta-feira (26), conforme anunciado anteriormente. O atraso se deu devido à falta de peça de substituição no mercado local.
A Transalvador autorizou a Otis (empresa fabricante que realiza a manutenção do Elevador) a providenciar em outras praças, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, para agilizar o procedimento de troca. Entretanto, por se tratar de um equipamento antigo, há dificuldade de localização da peça.
Em paralelo às buscas, técnicos especializados da Otis já deram início à reparação da peça danificado que será reaproveitada, caso um novo não seja encontrada. Com relação aos pares das cabines 3 e 4, a estimativa é que elas voltem a funcionar no próximo dia 25 de setembro.
A Transalvador ressalta que enquanto as cabines do Elevador Lacerda estiverem inativas, a Prefeitura do Salvador está disponibilizando oito microônibus.
 
fonte : sempre na luta

Falta 12 em 19, será que vai conseguir????




Vitória vence o ASA, e diminui a conta  para a  sonhada  vaga  ao acessso a elite do futebol!!!
Maqina de calcular, esse tem sido o aparelho indispensavel para os torcedores  do vitória nessa  serie B, o time baiano, tem uma  missão nada facil, em 19  jogos  tem que vencer 12 , para  garantir  a  tão sonhada  vaga na elite do  fuebol, a torcida  tá na expectativa, agora  é só esperar.
Na ultima roda do primeiro turno do campeonato brasileiro da serie B,o Vitoria derrotou  time do Asa de Arapiraca, na tarde deste sábado (27), no estádio Manoel Barradas,por 1 a 0, e pulou para 9º colocação da serie B. com um gol solitário de Neto Baiano, no primeiro tempo.No segundo tempo time rubro negro, recuou de mais e passou a sofre o domínio,sem muito perigo do time alagoano,que mesmo como domínio não conseguiu fura o bloqueio,final Vitoria 1x0 Asa.

Na Trilha do Emprego abre 4.280 vagas de qualificação

 
 
O governo do Estado da Bahia através, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, abre inscrições para o PROGRAMA TRILHA SETRE – NA TRILHA DO EMPREGO, para acesso ao programa é preciso ter idade entre 16 a 29 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio na rede publica. Participar do programa bolsa família
As inscrições começarão no dia 24/08/2011 e se encerrarão no dia 02/09/2011, na Unidade Central situada na Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 3.359 - Edf Torres do Iguatemi no ato da inscrição é preciso levar copia do RG,CPF,do cartão bolsa família,comprovante de residência e do certificado de conclusão do ensino médio.
Veja os bairros, onde o programa vai ser realizado e os curso e vagas disponível:
Nordeste de Amaralina 20 Desenhista Técnico (CAD)
20 Almoxarife
30 Operador de Telemarkting (noções de inglês)
Santa Cruz 30 Atendente de Lanchonete (noções de espanhol)
30 Corte e Costura
Calabar 30 Recepcionista de Hotel (noções de espanhol)
30 Padeiro e Confeiteiro
30 Criação e Montagem de Acessórios (artesão)
30 Operador de Telemarkting (noções de espanhol)
Suburbio Ferroviário 30 Manutenção de Microcomputadores
30 Atendente de Lanchonete (noções de espanhol)
20 Desenhista Técnico (CAD)
20 Eletricista Predial
20 Carpinteiro
30 Recepcionista de Hotel (noções de inglês)
30 Operador de Telemarkting (noções de espanhol)
Bairro da Paz 30 Atendente de Farmácia (noções de espanhol)
30 Operador de Telemarkting (noções de inglês)
30 Manutenção de Microcomputadores
30 Corte e Costura
 Brotas 20 Desenhista Técnico (CAD)
30 Atendente de Farmácia (noções de espanhol)
20 Gesseiro
30 Cabeleireiro e Manicure
30 Operador de Telemarkting (noções de inglês)
20 Montagem de Dry Wall
 Engenho Velho da Federação 20 Eletricista de Rede de Distribuição
20 Soldador de Tubulação
20 Armador
30 Cabeleireiro e Manicure
Liberdade 30 Cabeleireiro e Manicure
30 Manutenção de Microcomputadores
30 Operador de Telemarkting (noções de espanhol)
20 Gesseiro
 Federação 30 Operador de Telemarkting (noções de espanhol)
30 Cabeleireiro e Manicure
30 Camareiro
20 Pedreiro e Pintor
Mata Escura 20 Armador
20 Carpinteiro
Itapuã 20 Almoxarife
30 Atendente de Farmácia (noções de espanhol)
Cajazeiras 20 Soldador de Tubulação
30 Operador de Telemarkting (noções de inglês)
20 Eletricista de Rede de Distribuição
20 Pedreiro e Pintor
fonte : sempre na luta