sexta-feira, 20 de maio de 2011

Abertura das Inscrisções do programa Jovem Aprendiz da Embasa




Edital de Abertura de Inscrição para o Programa Jovem Aprendiz da Área Operacional da Embasa
O Diretor Administrativo da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. - EMBASA, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto no art. 16 do Decreto Federal n.° 5.598/05, faz saber que estarão abertas as inscrições objetivando o provimento de vagas para Jovens Aprendizes na Área Operacional, regendo-se pelas disposições do presente Edital.
I) Das Disposições Preliminares
O Programa Jovem Aprendiz é um instrumento de formação profissional e integração social que possibilita aos jovens serem admitidos na condição de aprendizes, para que, através de um programa de treinamento, possam adquirir conhecimentos teóricos e práticos de um ofício. O desenvolvimento da prática profissional acontecerá nas Unidades Operacionais da Embasa.
II) Das inscrições:
1- As inscrições serão realizadas pela EMBASA nas sedes das Unidades Regionais abaixo relacionadas, sem ônus para os candidatos, no horário de funcionamento da Empresa (das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30), no período de 23 a 24/05/2011.
A inscrição poderá ser feita apenas em uma das cidades e será relativa à vaga específica do local de trabalho. O candidato que realizar mais de uma inscrição valerá apenas a primeira.

UNIDADE REGIONAL CIDADE/ LOCALIDADE LOCAL DE TRABALHO N° DE VAGAS
Camaçari (UMC) Camaçari ETA 2
Candeias (UMS) Santo Amaro ETA 2
Alagoinhas (UNA) Alagoinhas LAB 2
Conde ETA 1
Entre Rios ETA 1
Pojuca ETA 1
Barreiras (UNB) Angical ETA 1
Barreiras LAB 1
Barreiras MED 1
Itaberaba (UNE) Iaçu ETA 1
Ipirá ETA 1
Utinga ETA 1
Itaberaba ETA 2
Itaberaba LAB 2
Itaberaba ETE 1
Feira de Santana (UNF) Conceição da Feira ETA 4
Feira de Santana LAB 4
Valente ETA 2
Irecê (UNI) Ibititá ETA 2
Irecê LAB 2
Paulo Afonso (UNP) Paulo Afonso ETA 3
Paulo Afonso LAB 1
Senhor do Bonfim (UNS) Senhor do Bonfim MED 4
Senhor do Bonfim LAB 1
Santo Antônio Jesus (USA) Amargosa ETA 1
Cachoeira ETA 1
Maragogipe ETA 1
Nazaré ETA 1
São Felipe ETA 1
Santo Antônio ETA 1
Santo Antônio LAB 1
Santo Antônio MED 1
Caetité (USC) Caetité ETA 2
Caetité LAB 1
Guanambi ETA 1
Itabuna (USI) Ilhéus ETA 2
Itabuna LAB 2
São José da Vitória ETA 1
Ubaitaba ETA 1
Jequié (USJ) Jequié LAB 4
Itagi ETA 2
Itamarajú (USU) Itamarajú ETA 2
Itamarajú LAB 2
Itamarajú MED 2
Vitória da Conquista (USV) Barra do Choça ETA 1
Bromado ETA 2
Vitória da Conquista LAB 2
Vitória da Conquista MED 2
TOTAL 80
Legenda
ETA = Estação de Tratamento de Água;
ETE = Estação de Tratamento de Esgoto;
LAB = Laboratório;
MED = Medição de Consumo (Hidrometria)
As vagas serão distribuídas na forma do quadro acima e preenchidas segundo a ordem de classificação, após o processo seletivo.
Porém, em função do Senai oferecer uma formação teórica que possibilita ao jovem atuar nas áreas de estação de tratamento, laboratório e área de medição, ressaltamos que o jovem aprendiz poderá ser lotado em qualquer uma destas áreas a critério da Empresa.
2 - São condições para a inscrição:
a) ser brasileiro nato ou naturalizado;
b) não registrar antecedentes criminais;
c) ter até a data da contratação (18/07/2011) idade mínima de 18 (dezoito) e máxima de 21 (vinte e um) anos, 11(onze) meses e 29 dias. Ressaltamos que a idade mínima de 18 anos refere-se ao fato das atividades práticas da aprendizagem ocorrerem no interior do estabelecimento, onde os aprendizes podem estar sujeitos à insalubridade ou periculosidade, sendo este risco proibido para aqueles que não tenham completado esta idade.
d) possuir o ensino médio (2° grau) completo;
e) ser oriundo de escola pública;
f) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições;
g) renda familiar de até dois salários mínimos;
h) conhecer, atender e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital; e
i) residir na mesma cidade da vaga que concorrerá.
A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos anteriormente citados impedirá a seleção do candidato.
3 - No ato da inscrição o candidato deverá estar munido de original e cópia dos documentos abaixo relacionados, em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato:
a) carteira de identidade;
b) CPF;
c) título de eleitor;
d) comprovante de renda familiar;
e) carteira de reservista, se do sexo masculino;
f) certidão negativa de antecedentes criminais;
g) comprovante de residência;
h) Carteira de Trabalho e Previdência Social (página contendo foto);
i) certificado de conclusão e histórico do ensino médio (2° grau) fornecido por instituição de ensino credenciada pelo órgão competente; e
j) curriculum vitae.
3.1 Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família. A comprovação da renda familiar deverá se efetivar por Declaração de Renda conforme modelo (ANEXO 1) deste Edital. O candidato deverá encaminhar até 24/05/2011, cópia autenticada dos comprovantes de renda de todos os membros da família. Ressaltamos que qualquer outro documento não entregue no ato de inscrição, deve ser entregue no máximo até o dia da seleção (30/05/2011).
3.1.1 Somente serão aceitos como comprovante de renda os seguintes documentos:
a) no caso de empregados de empresas privadas: cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais), e da primeira página subseqüente em branco;
b) no caso de servidores públicos: cópia autenticada de contracheque atual e Declaração (Anexo 1);
c) no caso de autônomos: declaração de próprio punho dos rendimentos correspondentes a contratos de prestação de serviço e/ou contrato de prestação de serviços e recibo de pagamento autônomo (RPA);
a) no caso de desempregado: declaração de que está desempregado, não exerce atividade como autônomo, não participa de sociedade profissional; cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subsequente em branco ou com correspondente data de saída da anotação do último contrato de trabalho;
e) no caso de servidor público, exonerado ou demitido: cópia autenticada do ato correspondente e sua publicação no órgão oficial, além dos documentos constantes da alínea "d" deste item.
3.1.2 A documentação apresentada será de inteira responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente pelo teor das afirmativas.
3.1.3 Será cancelada a inscrição o candidato que:
a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;
b) fraudar e/ou falsificar documento.
A Embasa, a qualquer tempo, poderá realizar diligências relativas à situação declarada pelo candidato.
A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
O candidato deverá manter seu endereço atualizado junto a Unidade da Embasa onde realizou inscrição para viabilizar os contatos necessários.
A EMBASA se exime das despesas com viagens e estadia dos candidatos para prestar inscrição, seleção, exames médicos admissionais e contratação.
III) Etapas do processo seletivo:
1ª Etapa - análise do histórico escolar que tem por objetivo avaliar o desempenho escolar do candidato.
2ª Etapa - prova de matemática visando aferir o raciocínio lógico e matemático do candidato.
3ª Etapa - redação visando aferir a objetividade e a organização de idéias do candidato. 4a Etapa - entrevista pessoal visando avaliar o desenvolvimento profissional e a adequação do candidato ao perfil do cargo. Destina-se, também, a clarificar informações curriculares.
A análise do histórico escolar, a prova de matemática, a redação e a entrevista pessoal serão realizadas no período de 26 a 30/05/2011 e avaliadas numa escala de O (zero) a 100 (cem) pontos assim distribuídos:
- Matemática: 0 (zero) a 30 (trinta) pontos.
- Redação: 0 (zero) a 30 (trinta) pontos.
- Entrevista pessoal: 0 (zero) a 25 (vinte e cinco) pontos.
- Análise do histórico: 0 (zero) a 15 (quinze) pontos, conforme tabela abaixo:
Média do Histórico Escolar Pontos
menor que 5,0 0
5 a 5,9 2
6 a 6,9 5
7 a 7,9 10
8 a 8,9 12
9 a 10 15
A prova de matemática e a redação serão aplicadas em um único turno cuja duração total será de 3 horas.
O resultado final do processo seletivo será publicado em 08/06/2011 nos locais onde serão realizadas as inscrições.
IV) Procedimentos pré-admissionais.
Após divulgação do resultado final, a Embasa se responsabilizará pela realização dos exames médicos admissionais de inspeção clínica e exames complementares, para averiguar a aptidão física do candidato para o exercício das atribuições do cargo a ser provido. Esses exames têm caráter eliminatório e são restritos ao candidato convocado para admissão.
O não comparecimento do candidato nas datas agendadas para a realização dos exames médicos admissionais, sem prévia justificativa por escrito, caracterizará desistência do processo seletivo.
V)Contratação
Os candidatos selecionados e convocados para admissão terão contrato de aprendizagem por tempo determinado (1 ano e 8 meses), regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT (art. 428 e seguintes), sob o regime de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS (alíquota de 2%), submetendo-se à jornada de 20 (vinte) horas semanais e a uma remuneração mensal de 1/2 (meio) salário mínimo durante o treinamento e de 2/3 (dois terços) do salário mínimo durante a prática supervisionada. Ressaltamos que o turno de trabalho será definido pela Embasa.
O não atendimento à convocação para admissão, no prazo estabelecido pela Embasa, excluirá o candidato do processo seletivo.
A admissão dos candidatos ficará condicionada à sua aprovação em todas as etapas da seleção e à comprovação de não possuir nenhum vínculo empregatício e está prevista para 18/07/2011.
A EMBASA oferece benefícios sociais tais como: assistência médica, vale-transporte (quando necessário) e outras vantagens a seus jovens aprendizes, nos termos de suas normas internas.
VI) Treinamento
Os candidatos selecionados, após contratação, terão Treinamento de Capacitação de 400h a ser realizado no Centro de Treinamento do SENAI no município de Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador) de segunda-feira à sábado de forma contínua com previsão de início em 18/07/2011 e término em 24/09/2011.
Durante o treinamento teórico, a hospedagem, alimentação e o transporte serão custeados pela Embasa.
VII) Atribuições
As atribuições do cargo Auxiliar Operacional Aprendiz estão divididas entre as três áreas de atuação descritas abaixo e são desempenhadas sob supervisão permanente.
Atribuições de Auxiliar de Operador de ETA:
auxiliar na medição de vazão em medidores tipo calha pashall e outros; auxiliar na preparação de soluções químicas de sulfato de alumínio, cloro, cal hidratada e outros; auxiliar na análise físico-química; auxiliar no controle das dosagens de produtos químicos; auxiliar nos cálculos de vazão e volume de água; auxiliar na lavagem periódica de filtros, decantadores e floculadores; auxiliar no recebimento e transporte de produtos químicos; auxiliar na transferência de sulfato de alumínio por gravidade e bombeamento; auxiliar no controle de consumo e estoque de produtos químicos; auxiliar nas leituras em painéis de medidor de vazão, voltagem, amperagem, turbidímetro, kit de cloro, e outros; auxiliar na operação do conjunto motorbomba; verificar e informar o nível de água dos reservatórios; auxiliar na execução de pequenos serviços de manutenção mecânica e elétrica; e auxiliar na limpeza da � �rea interna e externa na casa de bombas, casa de química e galerias de barriletes de filtros.
Atribuições de Auxiliar de Operador de ETE:
auxiliar nos serviços de manutenção e conservação das unidades e componentes da ETE "s; auxiliar na operação do conjunto motorbomba; auxiliar na medição de vazão em medidores; auxiliar na inspeção em ETE"s verificando o funcionamento hidráulico e mecânico; auxiliar na limpeza dos poços de sucção das elevatórias de esgoto e auxiliar na execução de ligações prediais de esgoto.
Atribuições do Auxiliar de Laboratório:
auxiliar na medição de teor de cloro residual e pH nas amostras coletadas; auxiliar na escolha dos pontos para coleta de amostra de água e esgoto; auxiliar na coleta de amostras de água bruta, tratada e residuais, nos diversos pontos do sistema; auxiliar na lavagem de vidrarias e materiais de laboratório; auxiliar na preparação do meio de cultura; auxiliar na análise físico-química; auxiliar no controle das dosagens de produtos químicos; auxiliar na descontaminação, após análise das amostras de água residuária e auxiliar na preparação de soluções químicas de sulfato de alumínio, cal hidratada e outros.
Atribuições do Auxiliar de Medição de Consumo:
auxiliar na manutenção de hidrômetros com montagem e desmontagem de medidores de diversos diâmetros; auxiliar na aferição de hidrômetros em campo; auxiliar nos ensaios de hidrômetros recuperados e oriundos de reclamações de clientes; auxiliar nos ensaios de recebimento de hidrômetros; auxiliar na medição em campo; auxiliar no levantamento de peças e componentes de reposição a serem adquiridas; apoiar as Unidades na substituição dos kits de hidrômetros de grande capacidade já instalados e auxiliar na operação do banco de provas nos ensaios de hidrômetros, executando a leitura de instrumentos de medição e volume de água.
VIII) Locais de Inscrições
Unidade Endereço Telefone
UNA -Alagoinhas Rua do Catu, s/n - Pq. Imaculada Conceição (75) 3422 8800
UNB - Barreiras Av. Ahylon Macêdo, s/n.° - Morada Nobre (77) 3612 9300/ 9347
UNE - Itaberaba Rua Venceslau Bras, n.° 102 -Bairro São João (75) 3251 8300/ 8337
UNI - Irecê Rua Cel. Terêncio Dourado, s/n.° - Centro (74) 3641 8400/8463
UNP - Paulo Afonso Av. da Fraternidade, s/n.° - Centro (75) 32818700
UNS - Senhor do Bonfim Av. Contorno, s/n.° -Bairro Casas Populares (74) 35418400
UNF - Feira de Santana Rua Dr. João Evangelista, n.°590 - Bairro Tanque da Nação (75) 3602 3700/ 3701
USA - Santo António de Jesus Av. Mário Moreira Sampaio, s/n.° - BR 101 Lot. Moura, Barro Vermelho (75) 3631 8100
USC - Caetité Rua Getúlio Vargas, n.° 54 Caetité (77) 3454 8400/8449
USI - Itabuna Rua das Nações Unidas, s/n.°, Centro (73) 3214 4900/ 4934
USJ - Jequié Rua Bertino Passos, n.° 53 - Centro (73) 3526 8145/ 8146
USU - Itamarajú Rua D. Pedro II, n.° 156, Fátima (73)3294 8101/ 8102
UMS - Candeias Km 0, Estrada Candeias, São Sebastião, Bairro Ouro Negro (71) 3601 8001 / 8002
UMC- Camaçari Rua Tenente Fernando Tuy, s/n, Ponto Certo (71) 3621 6047 / 6040
USV - Vitória da Conquista Av. Siqueira Campos, n.° 610 -Recreio (77)3423 9700
Salvador, 13 de maio de 2011.
Belarmino de Castro Dourado
Diretor Administrativo
ANEXO I
DECLARAÇÃO
Eu _______________________________________________ , portador do RG n° ______________ , do CPF n° _______________ , declaro, para os devidos fins, que a minha renda familiar total é de ______________________ e como comprovação apresento os documentos entregues no ato de inscrição para a seleção do Programa Jovem Aprendiz da área operacional da Embasa, sendo estes verdadeiros, afirmo que não existe outras fontes de renda para o sustento da minha família.
___________________________ , /05/2011.
(Cidade)
__________________________________
ASSINATURA

A Voz do Campeão!!!!



 A  Voz do Campeão
A Paixão do torcedor tricolor virou espetáculo!!!

INTRODUÇÃO
A Voz do Campeão celebra uma grande e justa homenagem à torcida do Esporte Clube Bahia. Torcida incrivelmente fiel, capaz de acompanhar seu time mesmo nas ocasiões mais difíceis.
É também uma iniciativa pioneira por levar aos palcos a história de um time de futebol. O Esporte Clube Bahia será o primeiro clube do país a ter sua história transformada em dramaturgia e encenada no teatro.
No palco vocês verão um monólogo, inventado, escrito, dirigido e interpretado por artistas baianos e que fala sobre o espetacular costume baiano de ir a estádio de futebol, torcer, se emocionar, sorrir e chorar em nome da paixão. Esse trabalho é, em suma, o exercício de por em prática o que já diria o poeta: todo artista deve ir onde o povo está.

APRESENTAÇÃO
Espetáculo teatral que conta a trajetória do time de futebol Esporte Clube Bahia através dos depoimentos de um torcedor apaixonado.
No palco, um único ator encarna um torcedor ao final de um dia jogo. Veste camisa do clube e bermudas, calça sandálias, almofada debaixo do braço e radinho de pilha na mão. Bira tem 55 anos e é testemunha de boa parte da história de seu time do coração e o que não presenciou, seu pai e seu avô, também torcedores, trataram de lhe contar. Bira está só no estádio após o término de uma partida, e é nesse momento de silêncio, quando todos se foram e junto com eles toda a algazarra, que um turbilhão de memórias e emoções toma conta do coração dele e liberta de sua garganta a voz do campeão.
O cenário é uma reprodução realista de um trecho de arquibancada de estádio de futebol.
O figurino é o típico traje do torcedor em dia de jogo: camisa do clube, bermuda, sandálias de tira, radinho de pilha e almofada personalizada com motivos do clube.
A sonoplastia é composta pelo som ambiente dos estádios: gritos de torcida, cantos, protestos individuais e vendedores ambulantes mercando. É composta também de fragmentos de locuções de radialistas e pelo hino do clube cantado pela torcida.

SOBRE O TEXTO A SER ENCENADO
O que o espectador experimentará será a demonstração encenada de que o Esporte Clube Bahia é um time diferenciado. E é justamente a sua torcida que o torna único e inigualável. O torcedor do BAHIA é completamente apaixonado e, como tal, capaz de feitos absurdamente espantosos. Para os seus torcedores, o Esporte Clube Bahia é bem mais que apenas um time, mais que jogadores, ou um emblema, que um hino, uma venerável camisa, para eles o Bahia é uma idéia, uma concepção coletiva de emoção e euforia.
A encenação procurará resgatar a importância e emoção de toda a trajetória histórica do clube, pois a história do Bahia por si só já é um espetáculo. Desde a estréia no triunfante ano de 1931 até a conquista do primeiro Título Nacional. Todas as glórias obtidas nos embates do campeonato estadual. O heptacampeonato nos idos de setenta. A conquista do campeonato brasileiro de 1988, mesmo longe de sua torcida, que é a prova cabal que, mesmo estando a milhares de quilômetros de casa, o Esquadrão de Aço pode sentir a vibração entusiástica de seus seguidores o empurrando para prevalecer.
Que dizer de seus ídolos? Personagens heróicos: gladiadores. Força e raça em nome da alegria do povo. Não há homenagens que bastem. São protagonistas de momentos únicos, muitos deles, talvez, apenas eternizados nas memórias daqueles que os presenciaram. Nação Tricolor que tanto é feliz, mas que também sabe o que é o sofrimento. Que apoiando e incentivando nos piores momentos sempre teve sua recompensa, porque o Bahia é um gigante que sempre se ergue e em sua sombra muitos se espelham.
Todo este histórico, acrescentado ao apelo de suas cores; a beleza de seu hino; a impactante visão de uma Fonte Nova contendo cento e dez mil pessoas; os gritos ensurdecedores; os punhos cerrados; os olhos crispados numa bola... é espetáculo digno de ser representado e aclamado por todas as artes.

Veja  também os comentários:

" Sou  um ator  e todo ator é movido pela paixão.Sou  torcedor do Bahia e não  somente apaixonado pelo time, mas  constantemente emocionado  com a  intensidade e o verdadeirismo  do  amor do  torcedor tricolor. Um sentimento tão completo que ,sob quaisquer circunstâncias, mantem sempre renovados os votos de fidelidade,dedicação e paixão inabalável pelo time do coração.

Ser"A VOZ DO CAMPEÃO", no teatrome faz experienciar  um das maiores emoções que já senti como  artista e como torcedor do Esporte Clube Bahia."
Narcival Rubens

Trabalhar com os amigos Edvard e Narcival é sempre uam experiência  única. Neles encontrei tamanha paixão pelo teatro e pela  dramaturgia que só rivalizava com a minha própria, em relação ao Esporte Clube Bahia.
Desta prazerosa cumplicidade surgiu uma grande e merecida e aguardada,homenagem a todo torcedor deste time  incrível.
Tricolores de todo o Brasil,aqui estão suas histórias e glórias,vivê-las novamente é um maravilhoso privilégios.

Saudações,
João Alfredo

 Amigos-irmãos na ficha técnica,uma produtora de peso,profissionais do mais alto gabarito,um tema apaixonante para mim e para milhões.

Envolvi A Voz do Campeão com tudo que havia de melhor em mim e à  minha volta.Envolvi a Voz do Campeão em palha de seda.
Muito me emociona saber que tudo isso começou na Fonte Nova, com o Bahia erguendo uam taça bem diante dos meus  olhos e me lembro bem da sensação de ver tudo isso estando inserido no coração da musa inspiradora: a torcida do Bahia. Muito me orgulho de ser Bahia. E muito me admira o tempo que a vida requisita para que tudo fermente e se processe, afinal essa foi uma campanha longa, com trinunfos e derrotas, mas que não  arredamos pé. Foram necessárias oito anos  para sintetizar oitenta, mas ninguém  arredou pé.

Agora,talvez, oque mais me deixe feliz nessa realização é ter aproveitado a oportunidade de não apenas torcer, mas de dedicar um tempo  da minha vida em prol da renovação de votos de um sentimento que embala meu coração e o coração de tantos:  o amor  pelo Bahia.Procurei fazer minha parte.

Agradeço imensamente a todos que também fizeram sua parte na construção desse trabalho.Espero que vocês gostem e bom espetáculos.
Edvard Passos.
 Texto  tirado  do folheto de divulgação da Peça.


Essa  reportagem foi um pedido do amigo   "Wellington Bacelar".

Local e Horário e  Valor do ingresso

TEATRO CASTRO ALVES

Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande,
CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil
Telefone: (71) 3535-0600
Horários: 20h
Ingressos (inteira): R$ 20,00

domingo, 15 de maio de 2011

Festa Tricolor Feirense no Barradão!!!

Texto: Maurício Naiberg


Supreendendo o Vitória dentro do estádio Manoel Barradas lotado, o Bahia de Feira venceu o rubro-negro por 2 x 1, de virada, na tarde deste domingo, e conquistou pela primeira vez o título de campeão baiano. Jogando um futebol eficiente e equilibrado, o Tremendão se impôs dentro de campo e soube explorar o desespero rubro-negro, bastante desorganizado taticamente nesta tarde.

Na próxima semana, o Leão vai inciar a dura jornada de volta para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A equipe de Antonio Lopes terá o Vila Nova-GO pela frente, dentro do Barradão, na estreia da Série B. Para este confronto, o delegado deverá ter à sua disposição os novos contratados que serão anunciados nesta terça-feira. O goleiro Fernando, o zagueiro Maurício, o volante Zé Luís, o meia Xuxa e o atacante Jérson são as novas caras do rubro-negro.

Leão mostra as garras logo no início
Mesmo com um campo muito pesado, Vitória e Bahia de Feira iniciaram a partida a todo vapor. A equipe da casa, que jogava por apenas um empate, resolveu não esperar o Tremendão e partiu para o ataque. Já o adversário, reforçado pelo bom meia Bruninho, também encarou o rubro-negro de frente, que ficou sem o lateral-esquerdo Eduardo, lesionado, antes dos dez minutos.

Mas, aos 14, o time de Antonio Lopes mostrou porque era o favorito ao título. Em uma jogada rápida de Mineiro, partindo do sistema defensivo, a bola foi lançada para Nikão, que foi derrubado por Bruninho na entrada da grande área. O experiente Geovanni deu mais uma demonstração da sua categoria e colocou a bola com a mão, no ângulo de Jair, que ficou parado, abrindo o placar no Barradão.

A partir desse gol o time feirense ficou tímido e sentiu o baque, ao contrário do Leão, que dominou o meio de campo e manteve o domínio tranquilo do duelo. E no finalzinho desta etapa inicial, o Tremendão acordou e empatou tudo, antes do apito do árbitro. Depois de um escanteio cobrado por Bruninho, o lateral Alysson chegou sozinho e só empurrou para o gol de Viáfara.

Bahia de Feira volta melhor e garante a taça do Baianão
No retorno para os últimos quarenta e cinco minutos, o Bahia de Feira foi para o tudo ou nada e conseguiu virar o placar em uma falha da defesa rubro-negra, totalmente perdida em campo, assim como o restante do time. Aos 21min, João Neto entrou na área e chutou no canto de Viáfara, fazendo a festa no banco de reservas do Tremendão e lavando o torcedor do Leão ao desespero.

Após esse gol, o que se viu no rubro-negro foi uma verdadeira desorganização tática e jogadores extremamente desgastados com o ritmo do adversário. O garoto Léo tentava pela esquerda e o veloz Nino na direita, mas nada passava pela boa marcação e a tranquilidade da equipe feirense.

Sem se desesperar em nenhum minuto, o Tremendão só tocou a bola e esperou o apito de Cléber Wellington Abade para levar o troféu para Feira de Santana.

Ficha Técnica
Vitória 1 x 2 Bahia de Feira
Local
: Estádio do Barradão, em Salvador-BA
Data: 15/05/2011
Horário: 16 horas
Árbitro: Cléber Wellington Abade (SP-FIFA)
Assistentes:  Roberto Braatz (PR-FIFA) e 2 - Erick Bandeira (PE-FIFA).

Vitória
Viáfara; Léo Fortunato, Alison e Reniê; Nino, Mineiro, Uelliton, Nikão (Rildo) e Eduardo Neto (Léo); Elkeson e Geovani (Neto). Técnico: Antônio Lopes.

Bahia de Feira
Jair; Edson, Paulo Paraíba, Alex Alagoano e Alysson (Léo); Lau, Rogério, Diones e Bruninho; Carlinhos (Alex Baiano) e João Neto. Técnico: Arnaldo Lira.
fonte: Bahia Noticias

Asssociação de Moradores Promove Curso de Planejamento Estratégico para seus Lideres

 


Ocorreu neste sábado(14),o primeiro dia do curso de capacitação em planejamento  estratégico voltado para  as lideranças comunitárias da Nova Constituinte e região.
  O evento ocorre  na escola comunitária da nova constituinte e é promovido pela associação comunitária da  nova constituinte que é presidida pelo lider comunitário Arnaldo Anselmo.
  O  curso ocorrerar além deste sábado(14), em mais duas  datas, sendo que a proxima aula será  no dia 28,e a ultima data será definida junto com os alunos no dia 28.
  Nesse primeiro dia foi palestrante a Assistente Social Maristela Gomes  Oliveira da Conder.O evento contou com a presença  de diversas  lideranças da região,entre elas o Diretor Social e da Juventude da Associação dos Moradores da Jaqueira e Adjacências Cássio Alvim,Genivaldo(Tico) Diretor da Mosuf, Carlos(Nova Constituinte) entre  outros.
  O  evento teve o apoio total da Caixa,Governo federal,UFC engenharia  e do seu blog "O Mundo do Jaguar".

texto:Cássio Alvim