sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Voz do Campeão!!!!



 A  Voz do Campeão
A Paixão do torcedor tricolor virou espetáculo!!!

INTRODUÇÃO
A Voz do Campeão celebra uma grande e justa homenagem à torcida do Esporte Clube Bahia. Torcida incrivelmente fiel, capaz de acompanhar seu time mesmo nas ocasiões mais difíceis.
É também uma iniciativa pioneira por levar aos palcos a história de um time de futebol. O Esporte Clube Bahia será o primeiro clube do país a ter sua história transformada em dramaturgia e encenada no teatro.
No palco vocês verão um monólogo, inventado, escrito, dirigido e interpretado por artistas baianos e que fala sobre o espetacular costume baiano de ir a estádio de futebol, torcer, se emocionar, sorrir e chorar em nome da paixão. Esse trabalho é, em suma, o exercício de por em prática o que já diria o poeta: todo artista deve ir onde o povo está.

APRESENTAÇÃO
Espetáculo teatral que conta a trajetória do time de futebol Esporte Clube Bahia através dos depoimentos de um torcedor apaixonado.
No palco, um único ator encarna um torcedor ao final de um dia jogo. Veste camisa do clube e bermudas, calça sandálias, almofada debaixo do braço e radinho de pilha na mão. Bira tem 55 anos e é testemunha de boa parte da história de seu time do coração e o que não presenciou, seu pai e seu avô, também torcedores, trataram de lhe contar. Bira está só no estádio após o término de uma partida, e é nesse momento de silêncio, quando todos se foram e junto com eles toda a algazarra, que um turbilhão de memórias e emoções toma conta do coração dele e liberta de sua garganta a voz do campeão.
O cenário é uma reprodução realista de um trecho de arquibancada de estádio de futebol.
O figurino é o típico traje do torcedor em dia de jogo: camisa do clube, bermuda, sandálias de tira, radinho de pilha e almofada personalizada com motivos do clube.
A sonoplastia é composta pelo som ambiente dos estádios: gritos de torcida, cantos, protestos individuais e vendedores ambulantes mercando. É composta também de fragmentos de locuções de radialistas e pelo hino do clube cantado pela torcida.

SOBRE O TEXTO A SER ENCENADO
O que o espectador experimentará será a demonstração encenada de que o Esporte Clube Bahia é um time diferenciado. E é justamente a sua torcida que o torna único e inigualável. O torcedor do BAHIA é completamente apaixonado e, como tal, capaz de feitos absurdamente espantosos. Para os seus torcedores, o Esporte Clube Bahia é bem mais que apenas um time, mais que jogadores, ou um emblema, que um hino, uma venerável camisa, para eles o Bahia é uma idéia, uma concepção coletiva de emoção e euforia.
A encenação procurará resgatar a importância e emoção de toda a trajetória histórica do clube, pois a história do Bahia por si só já é um espetáculo. Desde a estréia no triunfante ano de 1931 até a conquista do primeiro Título Nacional. Todas as glórias obtidas nos embates do campeonato estadual. O heptacampeonato nos idos de setenta. A conquista do campeonato brasileiro de 1988, mesmo longe de sua torcida, que é a prova cabal que, mesmo estando a milhares de quilômetros de casa, o Esquadrão de Aço pode sentir a vibração entusiástica de seus seguidores o empurrando para prevalecer.
Que dizer de seus ídolos? Personagens heróicos: gladiadores. Força e raça em nome da alegria do povo. Não há homenagens que bastem. São protagonistas de momentos únicos, muitos deles, talvez, apenas eternizados nas memórias daqueles que os presenciaram. Nação Tricolor que tanto é feliz, mas que também sabe o que é o sofrimento. Que apoiando e incentivando nos piores momentos sempre teve sua recompensa, porque o Bahia é um gigante que sempre se ergue e em sua sombra muitos se espelham.
Todo este histórico, acrescentado ao apelo de suas cores; a beleza de seu hino; a impactante visão de uma Fonte Nova contendo cento e dez mil pessoas; os gritos ensurdecedores; os punhos cerrados; os olhos crispados numa bola... é espetáculo digno de ser representado e aclamado por todas as artes.

Veja  também os comentários:

" Sou  um ator  e todo ator é movido pela paixão.Sou  torcedor do Bahia e não  somente apaixonado pelo time, mas  constantemente emocionado  com a  intensidade e o verdadeirismo  do  amor do  torcedor tricolor. Um sentimento tão completo que ,sob quaisquer circunstâncias, mantem sempre renovados os votos de fidelidade,dedicação e paixão inabalável pelo time do coração.

Ser"A VOZ DO CAMPEÃO", no teatrome faz experienciar  um das maiores emoções que já senti como  artista e como torcedor do Esporte Clube Bahia."
Narcival Rubens

Trabalhar com os amigos Edvard e Narcival é sempre uam experiência  única. Neles encontrei tamanha paixão pelo teatro e pela  dramaturgia que só rivalizava com a minha própria, em relação ao Esporte Clube Bahia.
Desta prazerosa cumplicidade surgiu uma grande e merecida e aguardada,homenagem a todo torcedor deste time  incrível.
Tricolores de todo o Brasil,aqui estão suas histórias e glórias,vivê-las novamente é um maravilhoso privilégios.

Saudações,
João Alfredo

 Amigos-irmãos na ficha técnica,uma produtora de peso,profissionais do mais alto gabarito,um tema apaixonante para mim e para milhões.

Envolvi A Voz do Campeão com tudo que havia de melhor em mim e à  minha volta.Envolvi a Voz do Campeão em palha de seda.
Muito me emociona saber que tudo isso começou na Fonte Nova, com o Bahia erguendo uam taça bem diante dos meus  olhos e me lembro bem da sensação de ver tudo isso estando inserido no coração da musa inspiradora: a torcida do Bahia. Muito me orgulho de ser Bahia. E muito me admira o tempo que a vida requisita para que tudo fermente e se processe, afinal essa foi uma campanha longa, com trinunfos e derrotas, mas que não  arredamos pé. Foram necessárias oito anos  para sintetizar oitenta, mas ninguém  arredou pé.

Agora,talvez, oque mais me deixe feliz nessa realização é ter aproveitado a oportunidade de não apenas torcer, mas de dedicar um tempo  da minha vida em prol da renovação de votos de um sentimento que embala meu coração e o coração de tantos:  o amor  pelo Bahia.Procurei fazer minha parte.

Agradeço imensamente a todos que também fizeram sua parte na construção desse trabalho.Espero que vocês gostem e bom espetáculos.
Edvard Passos.
 Texto  tirado  do folheto de divulgação da Peça.


Essa  reportagem foi um pedido do amigo   "Wellington Bacelar".

Local e Horário e  Valor do ingresso

TEATRO CASTRO ALVES

Praça Dois de Julho,s/n, Campo Grande,
CEP 40080-121 - Salvador - Bahia - Brasil
Telefone: (71) 3535-0600
Horários: 20h
Ingressos (inteira): R$ 20,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário