sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Deam comemora 7 anos com ações para empoderamento da mulher

                                                            Foto: Camila Souza/ GOVBA
Comemorando 7 anos de implantação em outubro, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) instalada no bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, está promovendo uma série de palestras, cursos e oficinas voltadas para o público feminino. O projeto, intitulado ‘Empoderar para Transformar’, começou no dia 6 e segue até a próxima quarta-feira (14). Todas as atividades são gratuitas e oferecidas por voluntários na sede da delegacia, nos períodos da manhã e tarde.
As ações têm o objetivo de instruir e mostrar à mulher que ela pode e deve romper com qualquer ciclo de violência de gênero e ainda promover a capacitação, através de ideias e iniciativas simples que podem se converter como fonte de renda para ela. Segundo a delegada titular Vânia Nunes, as atividades pelo aniversário da Deam são reflexos de trabalhos que são realizados não apenas nesse período, mas ao longo do ano.
“Durante o ano inteiro, trabalhamos com a realização de palestras e atividades com mulheres, mas também com a comunidade, como as ações que promovemos em escolas do bairro, com os adolescentes. A ideia é desmitificar o ambiente da delegacia, que pode ser utilizado para promoção de atividades culturais, pode ser usado pela população. Além disso, com os jovens, tentamos despertar valores, desmitificar o machismo e, começando cedo, trabalhar na prevenção da violência contra a mulher”, explicou a delegada.
As mulheres do subúrbio já passaram por palestras sobre benefícios sociais, Ronda Maria da Penha e controle de zoonoses, além de oficinas de auto-maquiagem e de customização. Nos próximos dias, ainda haverá oficinas de turbantes, design de sobrancelhas e reaproveitamento de alimentos.
As interessadas podem se inscrever através do e-mail deameventos@hotmail.com. A programação foi pensada para a preparação e capacitação para o mercado de trabalho, atentando que a dependência financeira é apontada pelas mulheres atendidas na Deam como um dos motivos para continuarem em situação de ameaça ou violência.
Atendimento na Deam 
As mulheres atualmente possuem como recurso legal a Lei Maria da Penha para denunciar violências, ameaças ou situações de risco relacionadas ao gênero, mas não são somente as questões policiais que são recebidas na delegacia. Por estarem em situação de fragilidade, todas as atendidas passam pelo serviço social que funciona no local e recebem apoio de voluntários, por meio de uma parceria com o curso de Serviço Social do Centro Universitário Estácio da Bahia (Estácio FIB).
Somente este ano foram registradas 1.860 ocorrências na Deam de Periperi, e a expectativa é que esse número seja menor do que as 2.822 contabilizadas no ano passado, principalmente devido às atividades voltadas para prevenção. Parte das ações são prestadas pelos estudantes, como estágio, dois dias por semana no local. Para a professora e assistente social que coordena os voluntários, Adnilza Souza, essa troca de experiências é muito importante para os alunos e para a comunidade.
“A Deam funciona, para os alunos, como um campo de estudo, um local para fortalecimento de vínculo e estimulando o voluntariado. Ao mesmo tempo, as mulheres que chegam aqui normalmente estão fragilizadas e precisam desse acolhimento que podemos proporcionar. Percebemos que muitas questões podem ser resolvidas com diálogos e convidamos parceiros e familiares para uma reunião social e algumas questões podem ser resolvidas dessa forma, evitando que haja, num futuro próximo, um conflito físico, por exemplo”, afirmou a professora Adnilza.
Denúncias 
Além das vítimas, a delegacia está preparada para receber, atender e guardar o sigilo de pessoas que queiram denunciar situações de violência contra a mulher com terceiros, ainda que as partes envolvidas não tenham comparecido à delegacia, o que só reforça o trabalho prestado às soteropolitanas.
“Hoje a delegacia tem dois papéis, o de polícia, especificamente, com a violência já ocorrida, quando é registrado o boletim de ocorrência, ouvimos testemunhas, interrogamos o acusado e encaminhamos o processo para a Justiça. Mas temos feito um trabalho social com a comunidade para que qualquer mulher que se sinta angustiada, preocupada, seja [nas] relações com familiares, vizinhos, amigos, incentivamos que ela procure ajuda na delegacia. Quando não podemos ajudá-la aqui, para as que procuram psicólogo, por exemplo, encaminhamos para os serviços adequados”, acrescentou a delegada Vânia Nunes.
SECOM

Recomeça a inscrições para o Conselho Tutelar em Salvador!!!

Nova inscrições para conselheiros tutelares de Salvador começam nesta sexta( 09)

Após recomendação do Ministério Publico de anulação do processo para escolha de novos conselheiros tutelares de Salvador iniciado no dia 01 de junho. O MP anuncio na manha desta quinta(08),  um nova  seleção que prevê a contratação de conselheiros tutelares para unidades de atendimento à criança e ao adolescente em Salvador abre as inscrições amanhã, dia 9. Serão selecionados cinco membros titulares e cinco membros suplentes para os 18 Conselhos Tutelares de Salvador. Os interessados devem se inscrever na sede da Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio, das 9h às 16h, até o dia 20 desse mês. Os candidatos impugnados pelo Ministério Público estadual no processo anterior poderão verificar a situação e apresentar defesa à impugnação nos dias 13 e 14, das 9h às 16h. A lista dos candidatos impugnados pelo MP no processo anterior estará disponível no site do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Após o prazo para defesa da impugnação, eles terão a opção de efetuar nova inscrição.
Os profissionais selecionados terão uma remuneração mensal de R$ 2.285,02. Os conselheiros trabalharão em regime de dedicação exclusiva, por 40h semanais, com atendimento de 8h às 18h. A seleção será composta por uma prova de caráter eliminatório com 50 questões objetivas sobre os direitos das crianças e adolescentes e sobre direitos e garantias fundamentais, a ser aplicada no dia 8 de novembro. A eleição dos conselheiros tutelares acontecerá no dia 6 de dezembro através de pleito popular, por meio do voto direto, secreto e facultativo de todos os cidadãos maiores de 16 anos, que 

Obras são recebidas como vitoria da comunidade em bairro do Suburbio!!!

foto: SL/ semprenaluta

Além do projetos de âmbito municipal a região do  bairro da Nova constituinte recebem projetos do governo federal com as obras do PAC II.
Recebidas como vitória da comunidade e das lideranças comunitárias, as obras de alvenaria, drenagem, pavimentação e trocas de lâmpadas nas Ruas Boa Fé e Rua Nova Esperança no bairro de Nova Constituinte no Subúrbio Ferroviário foi comemorada por moradores na manha desta terça(06).

As intervenções na construção de alvenaria, drenagem e pavimentação  fazem parte da obra do  Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal sobre execução da CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia), que iniciou em 2008,mas estava com a obra parada, retornando graças atuação de lideranças da comunidade, no começo deste mês. Já troca de lâmpadas foi fruto de vários pedidos de moradores a prefeitura de Salvador.

colaboração: SL/Semprenaluta