sábado, 6 de novembro de 2010

Amor e Paixão

Torcedor do bahia junto com os familiares fazem uma bandeira  de 42 metros de diâmentro, sendo 4,20 de altura por 10 metros de largura, com a ajudar da mãe do irmão o torcedor confeciona essa enorme bandeira vejas as fotos.



PROVA DO ENEM COM ERRO DE IMPRESSÃO

Chega ao fim o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem), às 16h30 deste sábado, 6. As avaliações na Bahia começaram às 12h (13h no horário de Brasília), já que o estado não aderiu ao horário de verão. Foram aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Cada caderno de prova consta de 45 questões. Portanto, neste sábado, os estudantes tiveram que responder 90 questões em 4h30.
Alguns colégios em Salvador tiveram alta abstenção neste primeiro dia de Enem. No Colégio Manuel Vitorino, de 640 alunos listados, 218 não compareceram. No Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a abstenção também foi grande: um terço dos alunos não compareceu - havia 900 participantes cadastrados, mas cerca de 300 não foram prestar o exame. Segundo os alunos que começam a sair das salas de prova, o exame de Ciências da Natureza foi o mais fácil do dia.
No domingo, 7, o tempo do exame na Bahia vai das 12h às 17h30 (pelo horário de Brasília, as provas acontecem das 13h às 18h30, para os estados que aderem ao horário de verão). Serão aplicadas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Matemática e suas Tecnologias. Os estudantes precisarão dar conta de 90 questões e mais a prova de Redação, no tempo de cinco horas e meia. 
O que mas chamou atenção na prova foi o erro de impressão que ocorreu, os nomes dos assuntos estavam trocado, e  em divergência com o do gabarito.

Bahia joga mal e perde para o Brasiliense!!!

Em jogo na tarde deste sábado (06) na boca do jacaré em Taguatinga distrito federal, o Bahia foi derrotado pelo Brasiliense um dos últimos colocados da serie b.
O Brasiliense, que mesmo jogando mal e saindo atrás do placar virou o jogo e ganhou por 3 a 2.
O Bahia que ocupa a terceira posição marcou o primeiro gol com Everton aos 17min e Adriano cobrado pênalti fez o segundo.
Já o Brasiliense marcou com Adriano Felício ainda no primeiro tempo e Djavan que não é o cantor, mas sim um baiano de feira de Santana, marcou no segundo tempo empatado a partida e Ferrugem fechando o caixão.
A Bahia volta jogar na terça (09) as 21: hs horário de Brasília contra América/MG na Arena do Jacaré em Minas Gerais e o Brasiliense joga também na terça (09), em São Paulo com a Portuguesa.
O jogo  foi um  tédio para se ver,o Bahia começou bem, mas no decorrer do  jogo desandou totalmente,e para piora  o juiz ainda ajudou, no lance do segundo gol, era para ter expulsado o goleiro do Brasiliense, e no lance do segundo gol , o jogador estava totalmente impedido.

Mas mesmo com o resultado ruim, o Bahia tem o que comemorar, com a derrota do Sport para o  São Caetano, a distancia do Bahia  pro  Sport que é o quinto colocado ainda continua sendo de cinco pontos. mesmo com a derrota o bahia n]ao sai do G-4, e  o sonho do acesso ainda está vivíssimo.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Amor Tricolor!!!

(por Jaqueline Santana)

Às vezes, lendo os textos postados aqui no Bahêa Minha Porra, fico lembrando das histórias que vivi ao torcer por esse time: viagem de 2 dias em ônibus ruim pra ver o time em Fortaleza, copo de cerveja na cara e escolta da polícia em Recife (1988), faltar a encontro com namorado para viajar pra Feira de Santana domingo de tarde… aff… A maior responsabilidade nisso é de meu pai: o véi Vavá.
 O véi Vavá nasceu em 1927, quatro anos antes do Bahêa, em Santo Amaro da Purificação, e veio morar em Soterópolis logo em seguida. Virou Bahêa assim que o time foi fundado e comparecia, religiosamente, a todos os jogos… No campo da Graça, na Fonte Nova e em todos os lugares mais, até no Barralixo…
 Ele só vestia roupa azul, vermelha e branca, sendo que qualquer outra cor soava como traição. Foi sócio fundador do time… Pai de 7 filhos, pensava que sacrificar seu salário de operário da ferrovia para ajudar a manter uma das suas alegrias de vida era obrigação.
Eu sou a filha caçula, nascida após a aposentadoria. Por isso, virei sua companhia no estádio. Ralei muito joelho na arquibancada, correndo e brincando quando criança, não prestava atenção ainda no jogo e ia junto porque meus irmãos não podiam ou não queriam ir mais com ele, velho e marrento… Anos depois, adolescente, habituada e viciada igualmente no time, virei sua companhia de choro e aprendi a roer as unhas pelo time.
O tempo passou, eu cresci e deixei de ir ao estádio… Mas o véi Vavá não. Continuou a sair todo domingo, com seu radinho, sua garrafa térmica e sua almofada. Quando descobriu que tinha o direito, ganhou seu passe livre pra entrar no estádio, e esse foi uma de suas maiores alegrias. Parecia um menino ouvindo seu time jogar. Sempre com os comentários de Armando Oliveira, seu ídolo, na ponta da língua.
Nesse período, passou a levar consigo também seus remédios pra asma. Sempre com seu Hamilton, companheiro de torcida. Levava também qualquer um que pudesse acompanhá-lo, inclusive um primo meu, torcedor do Lixória… Sua esperança era catequizar o cara… Tadinho… Não adiantou, o bichinho tem mau gosto mesmo…
O véi Vavá era tão viciado no Bahêa que seu humor variava conforme o resultado dos jogos. Uma das primeiras coisas que aprendi foi dormir cedo nas quartas-feiras quando o Bahêa empatava ou perdia na Fonte… Quando ele chegava, num tinha papo, quem tivesse pela frente, sobrava!!!!
Eu respeitava tanto isso nele que, mesmo após a idade adulta, nunca arrumava namorado que não fosse tricolor, porque seria o mesmo que me condenar à segregação familiar. O mesmo aconteceu com o nome da minha filha, cuja escolha teve participação do véi Vavá: eu queria que a guria fosse minha xará. Cheguei a revelar minha vontade em batizá-la de Maria Vitória, para combinar com meu nome, que significa “o vencedor”, em hebraico. O véi Vavá disse: “Se botar esse nome, deserdo!!!” Então, a guria virou Daniela, cujo significado é: “Deus é meu juiz”… E ganhou padrão completo do Baêa, antes mesmo de nascer, pra aprender cedo.
Mas o tempo passou também pro véi Vavá. Em 2002, voltando da rua num domingo, por volta das 14 horas, encontrei-o parado, a uns 200 metros de casa, amparado num poste, arfando. Não conseguiu chegar ao ponto de ônibus para encontrar os amigos. O sentimento de humilhação que vi em seus olhos ao ser amparado por mim, no retorno à casa, foi indescritível. Esse foi o sinal de que estava acabando sua jornada na Terra: não vê-lo conseguir chegar a um jogo do Baêa era um marco, nunca antes visto. Chorei escondida… E ele também.
Mas ele viveu mais um ano ainda: o suficiente para ver muitas vezes, pela parabólica, os jogos. Seis meses após sua partida, aconteceu a tragédia: o Bahêa caiu pra segunda divisão, naquele 7 X 0 contra o Cruzeiro. Eu, ouvindo o rádio, na rua, liguei pro meu marido, que estava em casa e disse, chorando: “Se meu pai não tivesse morrido, morreria hoje!!!”
O véi Vavá se foi. Mas seu amor pelo Bahêa vive ainda, em mim, em meus irmãos e em nossos filhos. Ele não tinha herança financeira pra deixar, mas ensinou a todos nós, desde criança, um grito, um desabafo, que nada mais é do que a declaração de amor por essa religião que a gente chama de time. BORA BAHÊA, MINHA PORRRRRAAAA!!!

Valeu, véi Vavá, fica com Deus!!!

Jaqueline Santana


Texto , enviado pela amiga Jaqueline  Santana ao  site "Bora Baêêêaa Minha Porrraa!!!.

Publicação autorizada pela  autora.

domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma "A primeira mulher presidente do Brasil!!!""

 Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos, foi eleita neste domingo (31) a primeira mulher presidente do Brasil. Com 92,53% dos votos apurados, às 20h04, o Tribunal Superior Eleitoral informou que a petista tinha 55,43% dos votos válidos (excluídos brancos e nulos) e não podia mais ser alcançada por José Serra (PSDB), que, até o mesmo horário, totalizava 44,57% . Em um pronunciamento às 20h13, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, anunciou oficialmente a vitória da candidata do PT.