sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Governo vai ajudar na recuperação do prédio da Secretaria de Educação de Salvador



Ao lado do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, o governador Jaques Wagner acompanhou na manhã desta sexta-feira (4) o trabalho de rescaldo feito pelo Corpo de Bombeiros no prédio onde funcionava a Secretaria de Educação de Salvador, que pegou fogo nesta madrugada.
Segundo o governador, o Estado vai ajudar no processo de recuperação do prédio, que fica no Solar Boa Vista, no bairro do Engenho Velho de Brotas. “Felizmente, o prédio está segurado. A Polícia Técnica vai fazer toda a vistoria e nossa pretensão é recuperá-lo. Afinal, trata-se de um prédio do século 19 e que foi morada de Castro Alves. A parte interna terá de ser reconstruída, mas toda a fachada deve ser mantida, com as suas características”.
Wagner afirmou que, assim que for liberado o seguro, vão acontecer o restauro e a recuperação. “A secretaria está instalada aí desde 2003. Embora o prédio seja do Estado, não há nenhuma intenção de modificar essa funcionalidade. Apenas os serviços devem ser relocados durante o restauro”.
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Edson Carregosa, que comandou a operação, três unidades, além de dois carros-pipa, foram enviadas ao local para conter as chamas, que consumiram cerca de 50% do prédio. Ninguém ficou ferido durante o incêndio. Vinte e cinco bombeiros participaram da operação

UNEB divulga locais de provas do Vestibular 2013 na próxima terça (8)

Os mais de 41 mil candidatos inscritos para o Vestibular UNEB 2013 vão conhecer seus locais de provas a partir da próxima terça-feira (8), nos endereços eletrônicos www.vestibular.uneb.br e www.consultec.com.br.
As avaliações serão realizadas nos dias 13 e 14 deste mês, em 27 estabelecimentos da capital e 59 do interior do estado.
No primeiro dia, os candidatos farão provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação. Já no segundo dia, serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).
A UNEB oferece neste ano 4.084 vagas, distribuídas em 126 opções de cursos presenciais de graduação, ofertados nos 24 campi da universidade na capital e no interior do estado.
Neste certame, está sendo sugerida a leitura de sete obras literárias: Além de Estar, de Helena Parente Cunha; Tenda dos milagres e A morte e a morte de Quincas Berro d’Água, de Jorge Amado; O Desterro dos Mortos, de Aleilton Fonseca; Essa Terra, de Antônio Torres; e O Largo da Palma, de Adonias Filho

Assalto Frustado!!


Os policiais no momento da Prisão do assaltante "Miau".

Dois assaltantes tentaram agora no inicio da tarde tomar de assalto um  carro Astra 2.0 de placar  HEI-8148,na rua doutor almeida no bairro de Periperi quando  foram surpreendido por uma guarnição da policia  civil, os mesmo  tentando ganhar fuga , atiraram na guarnição e ouve o revide, quando os policiais  conseguiram prender um dos envolvido, conhecido na região da Jaqueira como o vulgo de "Miau".
O outro um menor correu na  na direção da mesma região, os policias colocaram o assaltante "Miau"dentro de um carro usado pelos mesmos e foram em busca do menor.
 frente do Astra que os bandidos tentaram tomar de assalto
O Carro que os bandidos tentaram tomar de assalto

Após a prisão dos mesmos, ambos serão levados a 5ª delegacia de Periperi, para que seja lavrada a prisão.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Acidente na Baixa de Quintas!!!


Motorista perde controle de ônibus, atropela pedestre e invade loja na Baixa de Quintas

Vítima teria em torno de 70 anos e está sendo atendida por equipes do Salvar e do Samu

Motorista perde controle de ônibus, atropela pedestre e invade loja na Baixa de Quintas


Um motorista perdeu o controle do ônibus da empresa União e atropelou um pedestre no início da manhã desta quinta-feira (3), na Baixa de Quintas, em Salvador. De acordo com informações da Transalvador, o motorista teria desviado de um poste e perdido o controle do veículo acabando invadindo a loja Cristo Rei Peças e Serviços. 

Ainda de acordo com a Transalvador, o pedestre ficou em baixo do veículo e um trabalhador da Via Expressa utilizou uma retroescavadeira para levantar o ônibus e retirar a vítima. Ela está sendo atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Salvar. A vítima ainda não foi identificada, mas aparenta ter 70 anos está sendo levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). 

O ônibus fazia a linha Santa Mônica ao bairro da Pituba. Após atropelar o pedestre, o motorista do veículo fugiu do local do acidente que aconteceu por volta das 6h. O cobrador do veículo permanece no local prestando depoimento à polícia.

Um guincho já foi acionado para fazer a remoção do coletivo. Soldados da Polícia Militar (PM) estão no local e irão realizar buscas na região para identificar o motorista do veículo.

fonte : metro1

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Subúrbio entregue a sujeira!!!

" É hora de defender Salvador", foi com esse slogan que nosso atual prefeito ganhou a eleição em outubro de 2012, só que ele esqueceu de avisar a população soteropolitana de quem  era  que devíamos se defender, hoje  dois de outubro já faz 3 dias que  o lixo não é recolhido,a rua  a qual eu  moro, desde o ultimo dia  30 de dezembro que  o lixo não é recolhido, ai fica a duvida nos  moradores, coloco o lixo do lado de fora , e deixo a porta da  casa  com a aparência feia cheia de lixo, ou deixo no quintal ,e tenho que que me defender dos ratos,baratas, moscas e outros insetos,  deixo a pergunta ao nosso  querido prefeito ACM NETO????

Rua da constituição dia 30 de outubro a tarde



Rua da Constituição dia 02 de janeiro a noite.



É dessa forma que temos que defender Salvador, se um  simples caso de limpeza urbana, tá se demorando até 3 dias para resolver, imagine , como vai  ser o caso do transito de Salvador???

Desaparecido: Francisco Trindade da Anunciação Filho


Desaparecido: Francisco Trindade da Anunciação Filho

EXCLUSIVO: ACM Neto desativa Mini-prefeitura do Subúrbio


EXCLUSIVO: ACM Neto desativa Mini-prefeitura do Subúrbio
 

Prédio utilizado pela Prefeitura de Salvador há 12 anos em Periperi

A equipe do prefeito ACM Neto informou que nesta quinta-feira (3), será desativada a Mini-prefeitura do Subúrbio Ferroviário localizada no bairro de Periperi, depois de 12 anos atendendo a comunidade da região.

Segundo informações o prefeito decidiu que colocará a mini-prefeitura em prédio próprio da prefeitura.

Os funcionários já foram informados da decisão e os concursados voltarão para os seus órgãos correspondentes.

Salientamos que durante todo o período que esteve no imóvel a prefeitura não pagou o aluguel, uma vez, que estava pelo regime de COMODATO, ou seja só ficava responsável pela manutenção do prédio.

Sendo assim, os suburbanos ficam sem atendimento até que o prefeito defina onde será implantada a prefeitura no Bairro. 


fonte suburbionews

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Mensagem de fim de ano!!


Nesse   2012 de muitas  conquistas, nós do  blog Mundo do Jaguar, temos  muito a agradecer  aos mais de 14 mil visitantes, que  acreditaram em nosso  trabalho,e  prometemos um 2013 com grandes novidades e o mesmo  compromisso  que nos acompanhou  nesse  ano que  encerra.

E como  não poderia  deixar de ser , seguindo  a nossa linha de trabalho que a valorização do  nosso  querido subúrbio, e da  querida e guerreira população suburbana, trazemos um  texto de uma  grande  amiga e colaboradora a professora  Jaqueline  Santana, que  nos  presentou com esse  texto  lindo,que  é uma  verdadeira historia sobre  o nosso querido e amado  subúrbio

Desde já o nosso  muito obrigado a nossa  amiga  Jaqueline  Santana, e a todos  os que nos acompanharam em 2012.

Um 2013 cheio de conquistas para  vocês.

Cássio Alvim
Moderador do Blog Mundo do Jaguar.



SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE  LUTA E ESPERANÇA OU...
...O POTE DE OURO NO FINAL DO ARCO-ÍRIS
Jaqueline Santana

Para você que vive no Subúrbio Ferroviário de Salvador e não aproveita suas belezas, por medo dos noticiários sensacionalistas da televisão, não sabe o que tem perdido.
O pôr do sol visto da estação de trem de Escada é inigualável...E a vista da Igrejinha de São Thomé de Paripe?
Um banho refrescante no mar de Itacaranha ou da Ilha de Maré, uma moqueca de camarão no restaurante Boca de Galinha ou na Cabana do Camarão...
Tem também um costume quase secular de tomar uma média com pão fesquinho na padaria defronte à estação de trem de Periperi, na companhia dos amigos. Isso sem falar dos inúmeros ‘babas’, que  acontecem todos os dias em todas as centenas de quilômetros de praias.
No entanto, aproveitar sem conhecer não ajuda a entender seus problemas e lutar pelas suas melhorias. Este Subúrbio,  situada no entorno da Baía de Todos os Santos, tem sofrido pela falta de assistência por parte dos poderes públicos, nos últimos quarenta anos, apesar do seu grande potencial turístico. Historicamente, pode ser definida conforme cinco situações distintas:
a)         Período de colonização: desde a chegada dos colonizadores portugueses à Bahia de Todos os Santos, houve uma grande ocupação da sua costa e grandes conflitos com os índios tupinambás que aí habitavam, para a fundação de fazendas e engenhos de açúcar. Segundo relato de moradores antigos, com o passar dos anos e a forte miscigenação, esses conflitos diminuíram, culminando com a participação dos nativos nas lutas pela Independência do Estado da Bahia, em 1823.
b)        Agricultura e Pecuária: no Período Imperial, a partir da criação de fazendas e engenhos de açúcar, houve uma procura muito grande pelas instâncias localizadas ao longo das praias mansas da Baía, onde as famílias costumavam descansar e veranear. Para os antigos moradores, esse período foi o embrião para a fase áurea vivida em seguida pelo Subúrbio Ferroviário de Salvador.
c)         Subúrbio Romântico: Após a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura, houve a expansão da Rede Ferroviária Federal por meio da fundação da Companhia Ferroviária Leste Brasileiro, no final do século XIX. Então, as fazendas foram loteadas e as áreas localizadas próximo às praias, comercializadas para fins de construção de casas de veraneio para as famílias abastadas e de moradia para aposentados dispostos a viver longe da metrópole. Do mesmo modo, o Subúrbio passa a ser povoado por famílias de ferroviários. Para Mumford (1998, p. 530), “o antigo subúrbio romântico era um esforço da classe média no sentido de encontrar uma solução para a depressão e a desordem da metrópole imunda: uma efusão de gosto romântico, mas também uma fuga à responsabilidade  cívica.”
d)        Expansão demográfica: com a construção das estradas de ferro e a implementação de linhas de passageiros para a capital por via ferroviária, a partir das décadas de 30/40, houve um grande êxodo dos habitantes do sertão para o Subúrbio Ferroviário, o que gerou uma explosão demográfica e a desvalorização da região enquanto estação turística. Essa época, no entanto, é marcada pela conquista de benefícios pela população suburbana, com a criação de indústria têxtil, escolas, postos de saúde, estradas e agremiações de operários. Vellanes (2004, p.18) afirma que,
com a expansão industrial e conseqüentemente a urbanização, as migrações são facilitadas e as cidades onde as indústrias se instalaram receberam um número maior de migrantes. Muitos desses migrantes foram habitar os subúrbios que, sem infra-estrutura para satisfazer suas necessidades, passaram a entrar numa fase de decadência urbana.

e)          Contemporaneidade: a década de 80, marcada pela Crise do Estado Brasileiro, trouxe para o Subúrbio Ferroviário de Salvador a explosão demográfica e conseqüente ocupação desordenada decorrentes da falta de políticas de habitação e planejamento urbano. Com isso, houve diminuição substancial da qualidade de vida da população que aí habitava e aumento da violência.
O Subúrbio Ferroviário de Salvador é incomum pela exuberância de recursos naturais e pela importância histórica que representa e registra, atualmente, uma visível decadência social. Este fato justifica-se, dentre outras coisas, pelos efeitos do crescimento populacional e urbano desordenados, ocorridos a partir da década de 70. Por exemplo, até muito pouco tempo, era comum ver muitas famílias reunidas nas portas das casas até altas horas da madrugada para conversar, tocar violão, jogar dominó ou baralho...Nesse sentido, vemos que o
crescimento populacional fez também com que o laço de amizade entre as pessoas diminuísse comprometendo o sentimento de vizinhança comum nos antigos subúrbios de população pequena. [...].
[...] Esse sentimento de vizinhança foi alterado pelas transformações urbanas, mas ainda prevalece em alguns bairros suburbanos, como no bairro de Periperi. O sentimento de vizinhança somado a outros elementos como o bom humor, desvelam uma outra forma de vida que, apesar de ocultadas e em menor grau, ainda permanece.(VELLANES, 2004, p. 22).
Outros problemas vivenciados atualmente pela população suburbana de Salvador são: a poluição da Baía de Todos os Santos, o que impossibilita a sobrevivência de diversas famílias por meio da pesca de peixes, mariscos e caranguejos; insuficiência de escolas de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, assim como de postos de saúde e transporte coletivo para atender à demanda existente. Com isso, a outrora próspera região, hoje é caracterizada como qualquer periferia das grandes cidades brasileiras, onde a exclusão e a violência imperam.
A maioria não sabe, mas nosso Subúrbio já foi a área nobre de Salvador. Era frequentado pelas famílias mais ricas em tempo de veraneio, de passeio, fato retratado em diversos livros de literatura ficção ou biográficos, a exemplo do “Capitão do Longo Curso”, de autoria de Jorge Amado.
Hoje em dia, vive os problemas que circundam qualquer cidade, mas conserva parte de sua tradição e charme. Nesse sentido, para nós, que somos dele oriundos, nele habitamos ou simplesmente o amamos, é necessário arregaçarmos as mangas, lutarmos em prol de mais conquistas para essa população de mais de meio milhão de pessoas, oriundas de todas as classes sociais, que ainda resistem em ai habitar e viver.
Que em 2013 consigamos ser vistos com o valor que temos, não o que querem nos dar.
Avante, Subúrbio!!!!

BIBLIOGRAFIA

ESPINHEIRA, G. O Parque São Bartolomeu: esquecimento e memória. In: FORMIGLI, A. L. (Org.).  Parque Metropolitano de Pirajá: história, natureza e cultura. Salvador: Editora do Parque, p. 23-27, 1998.
MOURA, R.; ULTRAMARI, C. O que é periferia urbana. São Paulo: Brasiliense, 1996.
MUMFORD, L. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SANTANA, J. Gestão escolar, poder local e formação cidadã: equação possível?  Salvador, 2006. Dissertação (Mestrado)- Universidade Salvador – UNIFACS, Salvador, 2006.


VELLANES, P. O Colégio Estadual Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco na Memória Social dos Moradores de Periperi. 2004. Dissertação (Mestrado)- Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, 2004.
 Imagens; https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi