sábado, 30 de julho de 2011

 arquivo pessoal
Um funcionário do exército, de patente e nome ainda não reveladas, foi quem ajudou a polícia a encontrar o corpo da engenheira ambiental Marleide de Oliveira Junqueira, 37, desaparecida desde agosto do ano passado. Os restos mortais que seriam dela foram encontrados nesta sexta-feira(29) pela polícia, em Mar Grande, na Ilha de Itaparica. Os ossos foram distribuídos em três caixas, sinal de que a vítima fora esquartejada. Segundo o militar, o ex-namorado da vítima, Antônio Luís Santos, 42 anos, matou Marleide após desferir um soco. Com o impacto, a engenheira caiu e bateu a cabeça, morrendo no apartamento dele no Doron - local preferido do casal para namorar. O funcionário do exército, que está em situação ainda indefinida no inquérito policial, declarou que foi ameaçado de morte por Antônio para ocultar o corpo. Ele teria recebido um telefonema de Antônio no dia após o assassinato para resolver um problema urgente. Foi ao encontro do colega, que estava em um taxi, com o corpo no porta-malas.
 
Informações do Correio.

Hospital do Suburbio receberá mais recursos para financiamento de UTIs,diz Padilha

 
 
 foto: ASCOM
Márcio Cerqueira, 31 anos, foi atendido nesta sexta-feira (29) no Hospital do Subúrbio (HS). Levado à unidade pela mãe, Eunice Cerqueira, após sentir fortes dores, Márcio junta-se as 90.706 pessoas já beneficiadas pelos serviços da unidade em pouco mais de dez meses de funcionamento. “Aqui, meu filho foi muito bem atendido. Chegamos e rapidamente o médico veio avaliar ele. O Márcio vai ficar bem”.
O serviço prestado ao filho de Eunice foi conhecido pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, visitou o HS. Na ocasião, ele anunciou o credenciamento dos 60 leitos de UTI da unidade ao Sistema Único da Saúde (SUS), até então custeados pelo governo estadual. Com esse credenciamento, o Ministério da Saúde passa a enviar recursos para o financiamento dos leitos. “Vamos aprimorar o serviço e integrar a unidade a Rede Saúde Toda Hora”, afirmou o ministro, que também esteve no Hospital da Criança, em Feira de Santana.
Primeira unidade hospitalar pública do Brasil viabilizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o Hospital do Subúrbio dispõe de 268 leitos de internação - são 208 de enfermaria (64 de internação pediátrica e 144 de adultos) e 60 de terapia intensiva (dez de UTI pediátrica, 30 de UTI adulto e 20 de terapia semi-intensiva também para adultos). “Aqui, é um novo de modelo de gestão e nós valorizamos muito a possibilidade de alternativas para garantir atendimento de qualidade”, afirmou Padilha.
 
Fonte: Sempre na Luta

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Secretaria de João Henrique abandona o Centro de Abastecimento de Periperi

foto: Suburbionews

A comunidade do Bairro de Periperi e adjacências que freqüentam diariamente a tradicional FEIRA DE PERIPERI estão revoltadas com o descaso por parte dos órgãos públicos no local.
 
A cada dia que passa o sonho dos moradores de ver o tão prometido CENTRO DE ABASTECIMENTO DE PERIPERI funcionando fica cada dia mais difícil. O que se pode ver no local é o material comprado para construção se acabando, muito mato, ratos, à noite casais tendo relações sexuais, e pessoas utilizando-o para o consumo de drogas.
A empresa que iniciou as obras decretou falência e a segunda colocada abandonou deixando no local projetos de construção e documento administrativos. Enquanto isso não acontece o povo sofre!
 
A FEIRA DE PERIPERI hoje não tem estrutura para receber a comunidade e nem tem condições de HIGIENE necessária para ocorrer à comercialização de PRODUTOS.
O que se pode ver na FEIRA é muita sujeira, ratos passando, esgoto e algumas barracas fechadas. Em época de chuva a rua fica completamente alagada. E as frutas ficam em contato com a água suja. O local está completamente ABANDONADO!
 
O local representa hoje um perigo para a população, que tem que colocar os seus pés na água de esgoto, para poder entrar na Feira, podendo contrariar a qualquer momento doenças como a LEPTOSPIROSE. O local ainda é usado à noite por viciados e por crianças que ficam fazendo vida no local.
Dentro da Feira ainda é possível verificar o descaso com a saúde e o bem estar local. Restos de carnes são jogados no beco e não nas lixeiras, atraindo bichos e gerando um forte mau cheiro.
Por que será que a SESP ainda não tomou nenhuma providência em relação à limpeza da Feira de Periperi?
 
Será preciso ter vitimas para que a secretaria venha a assumir a sua responsabilidade?
 
 
Uma coisa é certa, a comunidade não pode continuar vivendo nesse descaso, por que nessa situação nem os bichos merecem conviver.
Moradores e lideres comunitário estão se reunindo com o objetivo de realizar um grande movimento para parar a Suburbana e o local, para chamar atenção do Prefeito João Henrique e do Secretário para o grande problema que estão vivendo.
 
Com a palavra o secretário da SESP.


O subúrbio pergunta:  Caro Prefeito e Secretário  Ocimar Torres, Vocês só vão lembrar do subúrbio ano que vem, ano eleitoral???

Fonte: Site Suburbionews

Com Ajuda do Juiz Vasco empata com o Tricolor Baiano

 O time do Bahia deixou escapar uma grande chance de conquistar três pontos fora de casa, ao levar um gol aos 49 minutos do segundo tempo, no empate por 1 a 1, na partida disputada na noite desta quinta-feira, 28, no estádio de São Januário, pela 12ª rodada da Série A.
O primeiro gol do jogo foi marcado por Reinaldo, logo aos quatro minutos do primeiro tempo.
Mesmo resistindo à pressão do Vasco durante todo o jogo, o alvinegro carioca conquistou o empate com um gol de Elton, na última jogada da partida.
O resultado tira o Bahia da zona de rebaixamento, ocupando agora a 16ª posição, com 12 pontos. Já o Vasco permanece na quinta posição, com 21 pontos.

Informações Atarde

Populações crescem nas periferias, mas transporte público continua ineficiente


A falta de transporte adequado e em quantidade suficiente é um dos principais gargalos na administração dos grandes centros urbanos, que concentram 83,096 milhões de brasileiros (42,5% da população), de acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre mobilidade urbana feita entre 2001 e 2010. No período, a concentração manteve-se estável em relação aos 42,3% registrados em 2000.
As cidades periféricas das regiões metropolitanas têm crescido bem mais que as cidades que deram origem aos agrupamentos populacionais, em virtude, principalmente, dos altos preços dos imóveis nas áreas centrais. Realidade conhecida na prática, mas agora confirmada por estudo do Ipea sobre Dinâmica Populacional e Sistema de Mobilidade nas Metrópoles Brasileiras.
A avaliação do Ipea sobre a ocupação demográfica nas 36 regiões metropolitanas (RMs) e nas três regiões integradas de desenvolvimento (Rides), nos últimos dez anos, salienta que as populações de menor poder aquisitivo têm se deslocado cada vez mais para longe dos grandes centros, embora a oferta do maior número de empregos continue nos núcleos regionais.
Com isso, a região de moradia do trabalhador se afasta dos locais de trabalho, em decorrência, principalmente, das construções de grandes empreendimentos imobiliários onde o terreno é mais barato, de acordo com Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea que apresentou o estudo sobre mobilidade populacional.
Segundo ele, o deslocamento da população cria a necessidade de um sistema metropolitano de transporte adequado às necessidades da comunidade, mas isso é incompatível com a capacidade de financiamento dos municípios, isoladamente. Também não existe aporte suficiente de recursos dos governos estaduais para gerir o transporte público, e nem mesmo uma política específica do governo federal para as RMs.
Por isso, os novos marcos jurídicos referentes à formação de consórcios públicos intermunicipais e de parcerias público privadas podem ser a saída para a criação de instituições que possibilitem o financiamento dos equipamentos de transporte. Enquanto isso, os investimentos federais de mobilidade nas regiões metropolitanas se restringem aos sistemas metroferroviários, de pouca abrangência, de acordo com o Ipea.

Brasil País Hetero-homofóbico


Metade dos brasileiros se diz contrario a união estável e adoção por casais homossexuais


A maioria dos brasileiros é contra a união estável de casais homossexuais, autorizada desde maio pelo Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, divulgada hoje (28), 55% da população não aprova a união entre pessoas do mesmo sexo.
O percentual é o mesmo quando o assunto é a adoção de crianças por casais homossexuais: 55% dos brasileiros são contra e 45% a favor. O levantamento mostra que, nos dois casos, a resistência é maior entre os homens, os evangélicos, os mais velhos, pessoas com menos escolaridade e de classes mais baixas. Nessas categorias, os índices de rejeição às causas homossexuais são maiores.
Em relação à união estável, por exemplo, 63% dos homens são contra, enquanto entre as mulheres o percentual é 48%. Entre os jovens de 16 a 24 anos, 60% são a favor da decisão do STF, ao mesmo tempo em que apenas 27% dos entrevistados com mais de 50 anos têm a mesma opinião. Na população evangélica, o percentual de rejeição à união estável entre gays é de 77%.
Entre as mulheres, 51% são a favor da adoção de crianças por casais homossexuais, enquanto apenas 38% dos homens se dizem favoráveis a essa possibilidade. Nesse tema, a maior resistência está entre as pessoas com mais de 50 anos, categoria em que 70% são contrários à adoção por casais gays, e entre os evangélicos, na qual o percentual chegou a 72%.
Apesar de a maioria ser contrária ao casamento e à adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo, a pesquisa mostra que no dia a dia os brasileiros têm posturas mais tolerantes com os homossexuais. O Ibope perguntou qual seria a reação dos entrevistados se o melhor amigo revelasse ser homossexual. A grande maioria, 73%, respondeu que não se afastaria do amigo, 14% se afastariam um pouco e 10% disseram que se afastariam muito. A resistência é maior entre os homens: entre eles, o percentual dos que se afastariam em algum grau de um amigo que se declarasse gay é de 35%, ante 20% das mulheres.
O instituto também questionou os entrevistados sobre a aceitação de homens e mulheres homossexuais trabalhando como médicos no serviço público, policiais e professores de ensino fundamental. De acordo com o Ibope, 14% dos brasileiros são, em algum grau, contrários à presença de médicos homossexuais, 24% têm restrições ao trabalho de gays como policiais e 22% são contra homossexuais trabalhando como professores de ensino fundamental.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mulher é baleada na porta de casa na Baixa do Fiscal

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios (DH). Ainda não há informações sobre o motivo e a autoria do crime.

Redação
Uma jovem de 24 anos foi baleada na mão esquerda e na barriga quando estava na porta da casa em que mora, na Rua Nilo Peçanha, na Baixa do Fiscal, em Salvador. O disparo aconteceu por volta das 3h30 da madrugada desta quarta-feira (27), de acordo com informações do posto policial do Hospital Geral do Estado (HGE).
Bárbara Cristina Silva dos Santos não informou para o agente do posto policial do HGE, unidade de saúde para onde foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), como ocorreu a situação. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios (DH). Ainda não há informações sobre o motivo e a autoria do crime. 
Correio.

Moradores solicitam Placa de ônibus no bairro de Praia Grande


Moradores do bairro de Praia Grande, subúrbio ferroviário solicitam uma peculiar placa indicadora de parede de ônibus, que consiste numa placa propriamente dita as qual consta a figura de um ônibus (4), onde determina onde o mesmo deverá parar.

Segundo o morador Jorge, os ônibus não estão respeitando a solicitação dos passageiros e estão passando direto do ponto que fica no sentido Calçada - Paripe.

Solicitamos que o secretário da SETIN José Matos tome as devidas providências junto ao órgão competente para que a placa seja recolocada no local, uma vez que os motoristas estão desrespeitando a comunidade.  

fonte: suburbio news


foto: Nelson fontes





Os alunos e funcionários da Escola Municipal de Periperi, situada no bairro de Periperi, subúrbio ferroviário estão revoltados com a situação de abandono da Instituição de ensino. Além do problema de alagamento que ocorre em toda chuva que cai na cidade, eles estão sendo obrigados a conviver com o mato.

Segundo informações várias solicitações já foram encaminhadas a secretaria de educação do município, mas nenhuma providência foi tomada até o momento no sentido de solucionar o problema." Além desse mato que as crianças são obrigadas a conviver, durante todo o dia os ratos passeiam de um lado para o outro. Deixando a vida dessas pessoas em risco" desabafou uma mãe.
Outro problema apontado pelos pais de alunos e moradores da região é a caixa de esgoto que se encontra na frente e ao lado da escola.  

Em dia de chuva a rua fica toda alagada e a caixa fica totalmente coberta pela água o que deixa a vida das pessoas em perigo.

Chamamos atenção do prefeito João Henrique e do secretário de educação João Carlos Bacelar para que os serviços de capinação e de recuperação sejam realizadas com urgência na Instituição.


fonte: suburbio news

Vitória Perde e ver a série C mas perto!!!!




Sinal vermelho na Toca do Leão. 
Se o time brigava para entrar no G-4 há três rodadas, agora a distância para a zona do rebaixamento é mais curta. Situação provocada pela derrota para o Náutico nesta terça-feira (26) por 2 a 0, nos Aflitos, a terceira seguida do time na Série B. Kieza marcou os gols da vitória e o Leão ainda perdeu o zagueiro Maurício, expulso.
Com mais esse tropeço, o Leão caiu para a nona colocação, com 17 pontos - são seis atrás do G-4 e apenas quatro à frente da zona de descenso. Já o Náutico chega aos 23 pontos e assume a quarta colocação. No próximo sábado (24), o Vitória pega o BOA no retorno ao Barradão, enquanto o Náutico faz o clássico contra o Sport na terça (9), na Ilha do Retiro.

Informações Correio

Cidade Mãe d Auto de Coutos pode parar por falta de segurança.

A falta de segurança vem trazendo medo e desespero aos alunos e funcionários da Fundação Cidade Mãe, no bairro de Alto de Coutos no Subúrbio Ferroviário. Segundo informações de um funcionário que não quis se identificar, desde reinauguração da unidade no ano passado com a presença do prefeito João Henrique (PP) e o Secretario da Setad na época Marcelo Abreu, que órgão não dispõe de seguranças. Pois a empresa que fazia a vigilância no prédio, a Protector Segurança LTDA residiu o contato, com a prefeitura deixando a unidade sem nenhum tipo de segurança o que levou ação de marginais no prédio. Vizinhos que entraram em contato com nosso blog. Revelam que é comum, ver marginais de outros bairros armados, circulando o prédio da FCM, e que assaltos são constantes. A FCM tinha a promessa da Guarda Municipal, assumir o serviço de segurança do prédio, o que não ocorreu ate hoje, o que para os moradores acaba facilitando a ação dos marginas, e apavorando a todos.


 fonte: Sempe na luta

segunda-feira, 25 de julho de 2011

2ª Conferência Livre da Juventude do Subúrbio

20 de Agosto,14:00, Colégio Praia Grande, Rua Rosalvo barbosa Romeo,S/n Periperi.


A juventude do Subúrbio irá se reuni em um dia de Festa e muita alegria, com a  segunda conferência livre do Subúrbio,onde os jovens suburbano irão sentar juntos e tirar  as propostas de politicas  publicas  para a juventude, após  irão curtir uma tarde alegre, com atrações culturais  da região,como dança do ventre,hip-hop, e maculelê,capoeira,percussão dentre outros.

Secretário da educação é homenageado em Paripe

Foto:ASCOM

A comunidade escolar do colégio Sete de Setembro, em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, recebeu na manhã desta sexta, 22, a visita do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. Ele foi homenageado com o troféu Sou Sempre Sete, pela atenção que vem dando à escola, especialmente no que se refere à melhoria de sua infra-estrutura, e pelo trabalho que vem desenvolvendo em prol da qualidade da educação no Estado. A visita do secretário à instituição aconteceu durante as apresentações das finais do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e do Tempo de Artes Literárias (TAL).


“Fiquei feliz e sensibilizado com o convite que recebi para ser homenageado no colégio Sete de Setembro. E estou aqui para reafirmar que a ação da Secretaria tem como foco a escola. Nosso esforço é o de buscar a qualidade da educação e a escola tem que ser projetada para que possa garantir aos estudantes o direito de aprender”, disse o secretário ao público presente, formado por alunos, professores e funcionários.

O diretor do colégio Sete de Setembro, Diógenes Ribeiro da Silva, afirmou que a decisão da comunidade escolar em enaltecer a iniciativa da Secretaria da Educação do Estado se deu por conta da reforma de reconstrução de grande parte das lajes da instituição, que passava por sérios problemas de infra-estrutura. “A obra foi feita imediatamente à nossa solicitação e de forma eficiente, sem a necessidade de suspender as aulas, graças a instalação de stads com condicionadores de ar.

Também foram feitas melhorias na parte física da escola, que tem cerca de 740 alunos matriculados, o gestor destacou que o colégio oferece, hoje, indicadores favoráveis. “Somos o segundo Ideb de Paripe e cerca de 500 pontos do Enem.

O professor de geografia, Omar Manandro, manifestou sua alegria de ter contribuído, juntamente com a comunidade escolar e do bairro, para a realização do evento. “O trabalho que desenvolvemos no Sete de Setembro, envolvendo tanto os estudantes, professores e funcionários, como os moradores de Paripe, por meio de atividades lúdicas que quebram a rotina diária da sala de aula, tem tido ótimos resultados. Temos, hoje, alunos mais comprometidos com a escola e seu aprendizado”, comemora.





TAL e FACE





Ao longo desta sexta-feira, 22, a torcida da comunidade escolar pelos colegas da Sete de Setembro que concorrem nas finais do Festival Anual da Canção Estudantil (Face) e do Tempo de Artes Literárias (Tal) é forte. Os projetos culturais, que visam incentivar a produção musical e literária no meio escolar, numa iniciativa da Secretaria da Educação, são um meio de expressão que empolgam os estudantes.

Por meio da canção ou da poesia, eles falam de sentimentos e anseios, como é o caso do estudante Lucas Maia, 15 anos, 8ª série: “Estou aqui para mostrar que podemos associar educação e cultura para nos tornarmos melhor”. A estudante Shyslene Machado, 17 anos, 3º ano, por sua vez, aproveitou sua poesia Coração canarinho para mostrar seu amor pelo seu país.

FONTE: SEMPRE NA LUTA

Musa mostra seios e pode perder a Coroa de Miss

Uma foto com os seios de fora ameaça a coroa da Miss Brasil 2011, Priscila Machado, eleita a mulher mais bonita do país na noite deste sábado (23), em São Paulo. Isso porque o regulamento do concurso não permite que as misses tirem fotos nuas.


Priscila, que foi muito vaiada após o anúncio de sua vitória, afirma que conhece o clique, mas que nunca autorizou a divulgação da imagem.

De acordo com a gaúcha, o vazamento da foto partiu de uma pessoa "de má fé". Ela é modelo há 11 anos e alega não se lembrar de quando tirou a foto.

Boanerges Gaeta, um dos organizadores do Miss Brasil, não vê problemas na imagem que, segundo ele, foi feita para uma campanha contra o cãncer de mama. A história ainda vai dar o que falar. Na hipótese de punição o titulo ficaria com a baiana Gabriela Rocha, segunda colocada no concurso Miss Brasil 2011.
 
 
fonte sempre na luta

P.S. de Fazenda Coutos é Arrombado

O Centro de Saúde de Fazenda Coutos, localizado na Rua Alameda Almirante Marques de Leão, no Subúrbio Ferroviário, foi arrombada durante a madrugada desta segunda (25). Segundo informações, ao abrir a unidade pela manha para proceder com a distribuição de senhas para o atendimento da população, funcionários da unidade de saúde perceberam a falta de equipamentos medico aparelho de televisão e medicamentos. O que levou a suspensão do atendimento dos serviços, a policia já foi acionada. O posto e administrado pela Secretaria Municipal de Saúde e encontra se sem segurança desde o ano passado o que facilitou a ação dos bandidos.  
 
fonte: sempre na luta