sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Estação Bonocô é inaugurada

Metrô: Estação Bonocô é inaugurada e deve beneficiar 

80 mil pessoas

A estação vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 18h. O acesso aos sábados, das 8h às 13h, será gratuito.
foto:Amanda Palma/correio
O governador Rui Costa inaugurou na manhã desta sexta-feira (13) a sétima estação da Linha 1 do Metrô de Salvador. Localizada entre as estações de Brotas e Acesso Norte, a Estação Bonocô deve beneficiar 80 mil pessoas dos bairros de Cosme de Farias, Brotas, Candeal e Luis Anselmo. "A Estação Bonocô se soma às outras estações e em dezembro, entre o dia 15 e 18, vamos inaugurar a Estação Pirajá com a estação de transbordo completando a etapa inicial dos 12 km do metrô", disse o governador.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o prefeito ACM Neto também participaram da cerimônia, que contou com apresentação da banda Didá.

A estação vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 18h. O acesso aos sábados é das 8h às 13h e será gratuito. Além da Bonocô, os usuários contam com a estações do Bom Juá, Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro.
"Acompanhamos de perto o desenvolvimento dessa obra, ao lado da CCR Metrô, e havia uma expectativa, especialmente dos moradores dessa região, para que a estação Bonocô pudesse ser inaugurada. A estação vem, com certeza, dar um novo desenho para essa, que é uma das principais avenidas da cidade", disse o prefeito ACM Neto, que lembrou o esforço que a prefeitura fez para viabilizar a obra do metrô. 

Segundo Neto, foram R$2,5 bilhões de recursos do município."A nossa expectativa é de que em breve possamos começar a operação comercial e que possa ter uma integração harmônica com o sistema do transporte público municipal, especialmente pelos ônibus. E, com isso, Salvador possa ter uma projeção para o futuro, em termos de qualidade do transporte público, que é fruto desse esforço conjunto entre a prefeitura e os governos do estado e federal".

Estrutura
A estação possui 6,14 mil m2, quatro escadas rolantes, dois elevadores, piso e sinalização táteis, além de sanitários, masculino e feminino, adaptados para deficientes físicos. A área também será monitorada por 55 câmeras integradas e 50 colaboradores, entre agentes de atendimento e seguranças.

fonte: correio

UPA de Periperi para no domingo!!

Médicos da UPA de Periperi entram em greve neste domingo(15)



foto: google



É crescente a mobilização na UPA Professor Adroaldo Albergaria, em Periperi. Os médicos exigem cumprimento imediato da legislação trabalhista, principalmente contratação com carteira assinada – como manda a CLT. Além disso, exigem a adequação das condições de trabalho às demandas da unidade.
Diante do descaso demonstrado pelo Instituto Médico Cardiológico da Bahia – empresa para a qual a prefeitura terceirizou a gestão da unidade -, os médicos vem discutindo estratégias de luta por uma pauta de reivindicações já aprovada em assembleia, em outubro.
Todas as tentativas de negociar os pleitos foram em vão, por isso a assembleia do dia 12 vai confirmar a disposição de luta dos médicos, deflagrando a greve que terá início no domingo, dia 15. Só com pressão forte o Instituto Cardiológico será obrigado a cumprir a legislação trabalhista e garantir condições dignas e éticas de trabalho na UPA. 
O Sindimed já encaminhou ofícios denunciando as deficiências da unidade ao Cremeb, ao Ministério Público do Trabalho, à Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Estado, ao arcebispo primaz do Brasil, ao prefeito e secretário de Saúde de Salvador, ao governador e ao secretário de Saúde do Estado, também foram comunicados os presidentes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal de Salvador.