sábado, 24 de setembro de 2011

No confronto dos leões, O pernanbucano massacra o baiano

 No confronto de leões na tarde deste sábado, o pernambucano levou a melhor com um futebol mais solto e mais alegre, o Sport de Recife, goleou seu xará da boa terra,e  deixou o time baiano cada vez mais  longe dá tão sonhada vaga no g-4.
Com gols de Ueliton Saci,Burno Mineiro,Marcelinho Paraíba, Williams, o leão pernambucano, dominou todo o jogo.
Agora  o leão da  boa terra, ver cada  vez mas  longe o acesso a série A do brasileirão de 2012.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trabalhadores da GRASB - Gráfica Santa Bárbara ameaçam paralisar empresa pelo cumprimento da Convenção Coletiva

Neste sábado (24), a maior empresa gráfica no estado da Bahia vai parar suas atividades. Isso é o que garantem os trabalhadores e o SINDGRÁFICOS-BA, uma vez que a Gráfica Santa Bárbara, também conhecida como GRASB, nega-se a cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho, assinada pelos sindicatos patronal e laboral.
Localizada no bairro da Mata Escura, a GRASB é alvo de graves denúncias de descumprimento de cláusulas convencionais elencadas pelos trabalhadores da empresa em assembléia com o SINDGRÁFICOS-BA, dentre as quais destacamos:



·        Prática do trabalho dia de sábado sem pagamento de hora-extra
·        Prática de Assédio moral
·        Não cumprimento do acordo com relação às cestas básicas
·        2 relógios de ponto, sendo um regular e outro para hora extra
·        Não recebimento de insalubridade
·        Não tem CIPA
·        Não há renovação dos EPI’s
·        Não tem fardamento novo
·        Não houve enquadramento de funções
·        Hora extra paga por fora do contracheque
·        Existência de banco de horas sem respaldo legal
De pronto, o SINDGRÁFICOS-BA, em reunião, exigiu da empresa o fiel cumprimento da Convenção e também a abertura de permanente canal de negociação para resolver diversas outras pendências, mas seus diretores foram surpreendidos com a intransigência e arrogância de representantes da empresa, que a tudo negaram, contudo permanecendo as nefastas práticas denunciadas.

Para Gustavo Miranda, coordenador geral do SINDGRÁFICOS-BA, “trata-se de uma afronta à legislação e às instituições representativas o que a GRASB tem feito com seus empregados”. O dirigente ainda salienta que o SINDGRÁFICOS-BA, também, já solicitou diligências de fiscalização por parte da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no sentido de apurar graves denúncias.

 texto recebido por email

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SEC Negocia com a comunidade e ACM continuará funcionado

Em reunião com uma comissão composta por moradores e professores da Escola Estadual Antonio Carlos Magalhães localizada no bairro de Periperi Subúrbio Ferroviário de Salvador,realizada na manha desta quinta feira (22) no gabinete do Secretario da Educação, no Centro administrativo da Bahia (CAB). A Secretaria de Educação. Designou uma equipe técnica do orgão para avaliar,junto com representantes da comissão e do Ministério Publico do Estado a estrutura fisíca da unidade de ensino, em um prazo de 30 dias,onde apresentara o laudo técnico sobre as reais condicões da escola, debatendo sua viabilidade ou não de continuar funcionado no atual prédio ,assim como fornecer todos os documentos referente ao contrato de aluguel do imóvel um dos principais impecílios da continuação da escola no prédio alegado pela SEC no começo do ano. A secretaria tambem apresentou uma relatório feito pelo corpo docente da escola onde falar das condições precária da unidade confirmado pelos professores presente e questionado pela comissão que solicitou da SEC uma visita técnica para assim esclarecer as reais condições do imóvel a comunidade do subúrbio.Enquanto isso a unidade segue funcionando ate a realização da perícia.

Texto recebido por email

Em jogo duro, Bahia bate o Furacão e se aproxima da Sulamericana


Festa  dos Jogadores depois do Gol de Junior
Com gol heróico de Júnior, o Bahia bateu o Atlético-PR por 1 a 0 nesta quarta-feira, 21, em Pituaçu. Com 30 pontos, o tricolor baiano é agora o 14º e vai terminar a 25ª Rodada fora da zona de rebaixamento.
A torcida tricolor empurrou o time a todo momento, mas somente explodiu de felicidade aos 30 minutos do segundo tempo, quando Júnior foi  lançado grande área e, com classe, tocou por cima do adiantado Renan Rocha e marcou para o Esquadrão: 1 a 0.
Disposto a arrancar pelo menos um empate, o Atlético-PR tocou a bola pacientemente em Pituaçu. Em jogo em que os laterais foram pouco acionados, o tricolor baiano teve dificuldades para superar o esquema defensivo do Furacão.
A melhor oportunidade aconteceu no final do primeiro tempo, quando o atacante Jones Carioca driblou o goleiro Renan Rocha e caiu na grande área. O Bahia pediu pênalti, mas o juiz ignorou e ainda deu cartão amarelo ao jogador do tricolor por suposta simulação.
Com a vitória, a equipe baiana deixou para trás o Ceará, que tem 27 pontos e joga nesta quinta-feira, 22, contra o Palmeiras, às 20h30, no Pacaembú, e o Cruzeiro, que tem 29 e perdeu por 2 a 1 para o Coritiba, em partida disputada no Couto Pereira. O Atlético-MG empatou em 1 a 1 com o Flamengo e, em 17º, está cinco pontos atrás do Bahia.
O Esquadrão pode terminar a 25ª Rodada na 14ª colocação, na zona de classificação para a Copa Sulamericana, se o Ceará empatar ou perder para o Palmeiras.
O Bahia volta a campo às 16h00 do próximo domingo, 25, contra o Corinthians, no Estádio Pacaembú, em São Paulo. Já o rubro-negro paranaense joga às 18h00 do sábado, 24, na  Arena  da Baixada, contra o Fluminense.
O jogo – O Atlético-PR começou a partida sem grandes pretensões de atacar e conseguiu frear o ímpeto inicial do Bahia. O Esquadrão só finalizou pela primeira vez aos 15 minutos, quando Carlos Alberto chutou de fora da área e a bola, sem velocidade, chegou sem perigo nas mãos do goleiro Renan Rocha.
O Furacão quase   marcou aos 20, quando o lateral Edilson cruzou da direita para o uruguaio Morro Garcia cabecear. O atacante escolheu o canto direito de Marcelo Lomba e testou, mas a bola foi pra fora.
O zagueiro Paulo Miranda descontou, aos 24, também de cabeça: de costas, o jogador aproveitou cruzamento de Marcos e obrigou Renan Rocha a espalmar para escanteio.
O atacante Souza sentiu dores na coluna e saiu do jogo. Júnior entrou em seu lugar.
Aos 44, em lance polêmico, o Bahia quase marca: em contra-ataque rápido, Hélder lançou Jones, que invadiu a grande área e, após ter driblado o arqueiro Renan, caiu na grande área. A torcida e os jogadores do tricolor pediram pênalti, mas o árbitro entendeu que o atacante se atirou e o advertiu com um cartão amarelo.
Segundo tempo – Os laterais permaneceram pouco participativos e o time, sem velocidade, permaneceu esbarrando na forte marcação da equipe paranaense. Joel Santana voltou com a mesma formação e o Bahia não apresentou melhoras em relação à primeira etapa.
O Atlético-PR, ao contrário, assustou primeiro: logo aos sete minutos, o atacante Morro Garcia recebeu lançamento na grande área pelo lado esquerdo e chutou, de esquerda, mas pegou mal na bola e ela saiu pela linha de fundo.
Aos 18, Joel tirou Jones Carioca e promoveu a entrada de Lulinha. O jogador entrou com a função de armar as jogadas de meio campo do Bahia e Carlos Alberto avançou para o ataque. O Bahia, antes lento, passou a ter mais velocidade, embora ainda sem oferecer perigo ao rubro-negro paranaense.
Aos 30, Júnior recebeu um ótimo lançamento de Hélder na grande área e, reeditando as boas atuações que o consagraram como atacante oportunista, tocou por cima do goleiro Renan Rocha e deu ao Bahia a sua segunda vitória nas duas últimas partidas disputadas no Brasileirão.

fonte: a tarde

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Estudo volta a confirmar supremacia do Tricolor

Os números podem não estar 100% certos, até porque as ruas e o comparecimento aos estádios mostra uma vantagem ainda mais esmagadora, mas uma nova pesquisa sobre o tamanho das torcidas em Salvador comprova a supremania do Esquadrão de Aço sobre o rival.
O estudo foi promovido pelo jornal Correio*, em parceria com a Futura, ouviu 601 pessoas na cidade entre os dias 30 de agosto e 3 setembro, e deu Bahia 41,3% contra 29,5% do Vitória.
Foto: Divulgacao
Além de ser líder em todas as faixas etárias, o Tricolor de Aço ainda aparece na frente nas mais diversas classes sociais. E, para surpresa de muitos, é no segmento A/B que mostra mais força e maior distância para o rubro-negro: 46,7% contra 30%.
Com a cidade dividida em 16 regiões, o bairro da Barra é o que concentra o maior número de tricolores: 57,9%, seguido de perto pela Liberdade (57,1%). A diferença nesses locais é ainda a mais gritante: o adversário soma 15,8% e 18,4%, respectivamente.

fonte:  ecbahia.com

Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Periperi em festa.

A Paróquia de Periperi, que tem como padroeira Nossa Senhora da Conceição, festejou na manhã desse domingo(19), mas uma festa do Apostolado da Oração.
Sagrado Coração de Jesus
Em uma manhã em que a igreja de Periperi, ficou pequena para a quantidade de fiéis presentes, o Apostolado da Oração festejou seu dia, a festa que teve como atividade, pela manhã uma missa festiva onde foi feita a entronização de novos membros ai grupo, e a mudança da fita de membros mais antigos de zelados do Apostolado para zeladores, a fita que é o símbolo representativo da participação do membro no Apostolado,e logo depois uma procissão pelas ruas de Periperi, e a tarde teve como atividade a adoração ao Santíssimo Sacramento.

As atividades não terminam por ai, no dia 25 os membros do apostolado farão um almoço para fechar com chave de ouro o seu dia.

O almoço será no salão da paróquia, aonde todos irá além de degustar um maravilhoso almoço, se confraternizar com os novos associado do Sagrado Coração de Jesus.

Conheça um Pouco da História do Apostolado da Oração.

O Apostolado dentro da igreja católica pode ser compreendido como um grupo que tem a missão de perpétua o cumprimento das obras que os apóstolos e discípulos de Cristo faziam. Alem da missão de pastorear membros participantes da igreja o apostolado representa a hierarquia da mesma. Formados por simples fiéis leigos, este grupo se organiza para assim poder também defender as doutrinas e os dogmas da igreja Católica Apostólica Romana. Pode-se também ressaltar que entre essas praticas estão: a vocação a caridade, a visita aos enfermos, a participação nas celebrações dominicais auxiliando a Liturgia etc. Dessa forma a vida de uma comunidade esta diretamente ligada e representada pelo Apostolado, que seguindo os passos de João Batista prepara o caminho que será percorrido por Jesus.

O Apostolado da Oração foi criado no ano de 1844, pelo Pe. Francisco Xavier Gautrelet, SJ, na França. Que com pouco tempo foi crescendo e hoje está em diversos países do mundo, em 1849 o Papa Pio IX, concedeu as primeiras indulgências.

E, 1861, com a total apoio do Pe. Hemrique Ramière, com artigos e escritos, a obra do Apostolado foi sendo divulga e ganhou sua primeira publicação que foi o livro O Apostolado da Oração, santa liga de corações cristãos unidos ao Coração de Jesus.

No Brasil, o primeiro centro do AO, foi fundado dia 30 de junho,no Recife que com pouco tempo já estava em todo o Brasil.

texto  criado com a ajuda da jovem Erika Bahia

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Comunidade disputa com empresa posse de bairro no Suburbio

Nos últimos oito meses, correspondências com ordens de despejo têm chegado às casas de moradores do bairro de Plataforma, no subúrbio ferroviário, trazendo à tona uma briga que há sete anos espera um ponto final da Justiça.
A população local, cerca de 50 mil habitantes, aguarda o resultado de três ações coletivas de usucapião (posse da terra por mínimo de cinco anos) movidas em 2004 pela Associação de Moradores de Plataforma (Ampla) contra a Companhia Progresso e União Fabril da Bahia, que alega ser proprietária de direito de grande parte do bairro.
O litígio promete chegar ao governador Jaques Wagner: um abaixo-assinado eletrônico com 468 assinaturas corre pela internet para fundamentar petição pública a ser endereçada ao titular do Palácio de Ondina, solicitando-lhe que intervenha pela regularização fundiária da área e pela revitalização da antiga fábrica de tecidos, atualmente um prédio abandonado em ruínas.
A professora de sociologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Antônia Garcia, uma das fundadoras da Ampla, é a autora da petição. “Nosso objetivo é que o governo faça a desapropriação e que a Justiça se posicione”, disse. A reportagem não conseguiu falar com o governador, que estava de férias fora do País até o último sábado, 17. Wagner morou em Plataforma na década de 1970.
Mas o secretário de Promoção da Igualdade da Bahia (Sepromi), Elias Sampaio, que tem conversado com representantes da Ampla, afirmou que tem buscado informações para conhecer detalhes da situação. “À luz da lei, vamos negociar para que o terreno volte como equipamento público, de forma a dirimir o conflito e garantir maior acesso à população”.

Juventude Aguerrida do mandato popula do deputado Yulo Oitica marca presença no congresso municipal

No ultimo sabado(17), ocorreu durante  o dia inteiro o congresso municipal da juventude do partidos dos trabalhadores(PT),no colégio central, onde a juventude do mandato popular do deputado Yulo Oitica , marcou  presença, mostrando que é  uma juventude  aguerrida,e  corre atrás dos direito  da Juventude soteropitana e baiana, parabéns a todos que estiveram presente nesse congresso.
 Michelle Vieira
E um parabéns mas que especial a companheira ,Michele, que se colocou a frente concorrendo ao cargo de secretária da juventude, mostrando sua disposição em trablhar com e junto a esssa juventude.
segue abaixo uma mensagem enviada pelo amigo Patrício Souza, a essa juventude aguerrida:
 Michele, Diego, Caio,Cássio, Jessica, Marcos, Serginho, Sandro, Edvan e demais  quero parabenizá-los pela audácia, comprometimento, fidelidade e vigor político, quando se contrapõem a uma logica da derrota a vão para cima com vitaliciedade e não se afastandando nenhum momento do exercicio da boa política, delimitando o que politicagem, molecagem e má fé da nossa prática cotidiana, por isso acredito que saímos bem nesse 1ª disputa que fizemos pela Secretaria Municipal de Juventude do Partido dos Trabalhadores, aliento ainad que se az necessário frisar que construimos unidades e fortalecemos parcerias que estavam afastadas e o mais significativo não criamos nenhum desgaste interno no nosso agrupamento e externalizamos força, coragem, vontadade e boa habilidade para executarmos nossas ações, Parabéns Galera da Juventude e apoiadores! 
"O castigo dos homens capazes que se recusam a particpar da vida pública e viver sob o dominio dos incapazes."
(Platão)

texto de agradecimento: Patrício Souza

 

domingo, 18 de setembro de 2011

Esquadrão dá Show e golea o Fluminense em pituaçu



Como os torcedores a um bom tempo não via nas gramas  verdes de pituaçu, Bahia joga bem, mostra porquer está na elite do futebol nacional e vence o embalado  fluminense do rio, que sucumbiu com um Bahia com garra,e vontade de mostrar  a torcida que não voltou atoa.
Com dois gols de Souza, Bahia bate o FLU e sai do

Após duas rodadas de derrotas e amargar a zona do rebaixamento, o Bahia voltou a respirar um pouco mais aliviado neste domingo (18), ao derrotar o Fluminense por 3 a 0, no estádio de Pituaçu, em partida válida pela 24ª rodada do  Brasileiro.

Com o triunfo, o Esquadrão de Aço sobe para a 16ª posição, com 27 pontos, a mesma do rival nordestino Ceará, mas com uma vitória a menos.

Enfrentando uma equipe que está na parte de cima da tabela, o Bahia tomou conta do jogo na primeira etapa  e, aos poucos, construiu uma vitória tranquila. Souza abriu o placar aos 27min, após aproveitar uma sobra dentro da pequena área.

No retorno para o segundo tempo, o time carioca voltou melhor a campo e pressionou o Esquadrão nos dez minutos iniciais. Entretanto, aos 12min, Marcos cruzou para dentro da área, Gum tentou desviar de carrinho e jogou contra a própria rede. Aos 26min, Souza marcou o segundo gol em cobrança de pênalti dando números finais a partida.

Na próxima rodada, o Bahia recebe o Atlético-PR no estádio Pituaçu, quarta-feira (21), às 20h30. Já o Fluminense encara o Avaí no Engenhão, no mesmo dia e horário.  
Publicada: 18/09/2011 18:01| Atualizada: 18/09/2011 18:01 

fonte : tribuna  da bahia