sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trabalhadores da GRASB - Gráfica Santa Bárbara ameaçam paralisar empresa pelo cumprimento da Convenção Coletiva

Neste sábado (24), a maior empresa gráfica no estado da Bahia vai parar suas atividades. Isso é o que garantem os trabalhadores e o SINDGRÁFICOS-BA, uma vez que a Gráfica Santa Bárbara, também conhecida como GRASB, nega-se a cumprir a Convenção Coletiva de Trabalho, assinada pelos sindicatos patronal e laboral.
Localizada no bairro da Mata Escura, a GRASB é alvo de graves denúncias de descumprimento de cláusulas convencionais elencadas pelos trabalhadores da empresa em assembléia com o SINDGRÁFICOS-BA, dentre as quais destacamos:



·        Prática do trabalho dia de sábado sem pagamento de hora-extra
·        Prática de Assédio moral
·        Não cumprimento do acordo com relação às cestas básicas
·        2 relógios de ponto, sendo um regular e outro para hora extra
·        Não recebimento de insalubridade
·        Não tem CIPA
·        Não há renovação dos EPI’s
·        Não tem fardamento novo
·        Não houve enquadramento de funções
·        Hora extra paga por fora do contracheque
·        Existência de banco de horas sem respaldo legal
De pronto, o SINDGRÁFICOS-BA, em reunião, exigiu da empresa o fiel cumprimento da Convenção e também a abertura de permanente canal de negociação para resolver diversas outras pendências, mas seus diretores foram surpreendidos com a intransigência e arrogância de representantes da empresa, que a tudo negaram, contudo permanecendo as nefastas práticas denunciadas.

Para Gustavo Miranda, coordenador geral do SINDGRÁFICOS-BA, “trata-se de uma afronta à legislação e às instituições representativas o que a GRASB tem feito com seus empregados”. O dirigente ainda salienta que o SINDGRÁFICOS-BA, também, já solicitou diligências de fiscalização por parte da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, no sentido de apurar graves denúncias.

 texto recebido por email

Nenhum comentário:

Postar um comentário