terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Depois de Troca de PFL para DEM. Agora é a Junção?????


Dando  a continuidade a tradição, agora não é mais a simples troca de um nome , que  o partido já está acostumado, pois desde o tempo da Ditadura militar que isso vem ocorrendo ,  a primeira mudança ocorreu lá pelos anos  70 , após uma dissidência do  PDS,que é herdeiro politico, do ARENA. partido apoiado pela ditadura  militar, e em  2007 uma nova mudança, o partido deixa de se chamar PFL(Partido da Frente Liberal) para DEM(Democratas),com essa nova mudança a sigla quer reposicionar o cenário politico.

Agora saindo do ano de 2007, vindo para 2015 , está ocorrendo uma  sinalização de uma nova mudança, que não se resume somente a mudança de nome, e sim, uma  reformulação completa, pois caso essa junção com o PDT ocorra , será criado um novo partido,agora a pergunta que não quer calar, qual será a posição do  partido no cenário politico, pois o PDT está na base governista no cenário nacional,  e o DEM é opositor ao governo  federal, essa pergunta só o tempo dirá.

As negociações entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, vão muito mais além do que uma simples proposta de filiação do democrata ao partido. De acordo com integrantes do DEM e do PDT que participam das conversas, a costura passa pelo projeto de fusão das duas siglas, com o objetivo de criar uma nova. O que permitiria aos políticos mudarem de casa sem riscos de perder o mandato por causa da lei contra infidelidade partidária. No entanto, para que o projeto dê certo, inclusive com a incorporação de outras legendas, é preciso primeiro convencer parlamentares do DEM que resistem à ideia de união com os pedetistas, atualmente alinhados ao PT em plano federal. Entre os quais, o senador eleito por Goiás, Ronaldo Caiado. Segundo aliados próximos a Neto, antes de acelerar o passo, o prefeito também quer se certificar de que a operação vai agregar em vez de fragmentar.

texto 3ª parte:  Jairo Costa Junior(Correio).