quarta-feira, 27 de julho de 2016

UNEB NO SUBÚRBIO

REITOR APRESENTA PROJETO A ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA EM COLÉGIO DE  PERIPERI.



O reitor José Bites abriu espaço em sua agenda na manhã de hoje (26) para um encontro com estudantes do ensino médio da rede pública estadual da região de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A convite do Movimento em Defesa da Universidade do Subúrbio (Modus) e da coordenação do projeto Universidade para Todos (UPT), o professor Bites conversou com os discentes sobre o projeto de a UNEB ofertar cursos de graduação nessa comunidade popular da capital.
O encontro foi no Colégio Estadual de Praia Grande e contou com a presença de dezenas de alunos de alguns colégios da região. Na mesa o reitor esteve ao lado do professor Newton Júnior, do Modus, e da coordenadora financeira do UPT, Jaqueline Sampaio.
Segundo Bites, a expectativa da universidade é de começar, já em março de 2017, as turmas de cursos na modalidade de educação a distância (EaD), no âmbito do programa federal Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Inicialmente, estão previstas a oferta das licenciaturas em Matemática, Química, Ciência da Computação, Educação Física e Letras/Língua Portuguesa, além do bacharelado em Administração Pública.
"Para essas primeira turmas, devemos abrir entre 300 e 320 vagas, que já estão autorizadas pela Capes/MEC. Os cursos serão sediados no Polo UAB do Subúrbio, que a Secretaria da Educação (SEC) está consolidando no Colégio Estadual Nelson Mandela, em Periperi", disse o reitor.
Nesse polo, a UNEB deve oferecer ainda cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) em Educação a Distância, Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde Pública, entre outros, todos também na modalidade EaD,
"Somos uma universidade marcantemente popular e inclusiva. Temos muito interesse em vir para o Subúrbio, ampliar essas oportunidades, para vocês poderem estudar em uma instituição pública de qualidade aqui mesmo, perto de suas famílias", salientou Bites.
O reitor adiantou ainda que a UNEB está desenvolvendo com a SEC um projeto para implantar um campus universitário presencial na região.
No final do encontro, Newton Júnior e Jaqueline Sampaio informaram sobre o UPT, que oferece gratuitamente aos estudantes da rede pública cursos preparatórios para o vestibular da UNEB e de outras universidades, convidando os discentes a se matricular nas novas turmas do projeto na localidade.
Ascom/Uneb