segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Mensagem de fim de ano!!


Nesse   2012 de muitas  conquistas, nós do  blog Mundo do Jaguar, temos  muito a agradecer  aos mais de 14 mil visitantes, que  acreditaram em nosso  trabalho,e  prometemos um 2013 com grandes novidades e o mesmo  compromisso  que nos acompanhou  nesse  ano que  encerra.

E como  não poderia  deixar de ser , seguindo  a nossa linha de trabalho que a valorização do  nosso  querido subúrbio, e da  querida e guerreira população suburbana, trazemos um  texto de uma  grande  amiga e colaboradora a professora  Jaqueline  Santana, que  nos  presentou com esse  texto  lindo,que  é uma  verdadeira historia sobre  o nosso querido e amado  subúrbio

Desde já o nosso  muito obrigado a nossa  amiga  Jaqueline  Santana, e a todos  os que nos acompanharam em 2012.

Um 2013 cheio de conquistas para  vocês.

Cássio Alvim
Moderador do Blog Mundo do Jaguar.



SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE  LUTA E ESPERANÇA OU...
...O POTE DE OURO NO FINAL DO ARCO-ÍRIS
Jaqueline Santana

Para você que vive no Subúrbio Ferroviário de Salvador e não aproveita suas belezas, por medo dos noticiários sensacionalistas da televisão, não sabe o que tem perdido.
O pôr do sol visto da estação de trem de Escada é inigualável...E a vista da Igrejinha de São Thomé de Paripe?
Um banho refrescante no mar de Itacaranha ou da Ilha de Maré, uma moqueca de camarão no restaurante Boca de Galinha ou na Cabana do Camarão...
Tem também um costume quase secular de tomar uma média com pão fesquinho na padaria defronte à estação de trem de Periperi, na companhia dos amigos. Isso sem falar dos inúmeros ‘babas’, que  acontecem todos os dias em todas as centenas de quilômetros de praias.
No entanto, aproveitar sem conhecer não ajuda a entender seus problemas e lutar pelas suas melhorias. Este Subúrbio,  situada no entorno da Baía de Todos os Santos, tem sofrido pela falta de assistência por parte dos poderes públicos, nos últimos quarenta anos, apesar do seu grande potencial turístico. Historicamente, pode ser definida conforme cinco situações distintas:
a)         Período de colonização: desde a chegada dos colonizadores portugueses à Bahia de Todos os Santos, houve uma grande ocupação da sua costa e grandes conflitos com os índios tupinambás que aí habitavam, para a fundação de fazendas e engenhos de açúcar. Segundo relato de moradores antigos, com o passar dos anos e a forte miscigenação, esses conflitos diminuíram, culminando com a participação dos nativos nas lutas pela Independência do Estado da Bahia, em 1823.
b)        Agricultura e Pecuária: no Período Imperial, a partir da criação de fazendas e engenhos de açúcar, houve uma procura muito grande pelas instâncias localizadas ao longo das praias mansas da Baía, onde as famílias costumavam descansar e veranear. Para os antigos moradores, esse período foi o embrião para a fase áurea vivida em seguida pelo Subúrbio Ferroviário de Salvador.
c)         Subúrbio Romântico: Após a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura, houve a expansão da Rede Ferroviária Federal por meio da fundação da Companhia Ferroviária Leste Brasileiro, no final do século XIX. Então, as fazendas foram loteadas e as áreas localizadas próximo às praias, comercializadas para fins de construção de casas de veraneio para as famílias abastadas e de moradia para aposentados dispostos a viver longe da metrópole. Do mesmo modo, o Subúrbio passa a ser povoado por famílias de ferroviários. Para Mumford (1998, p. 530), “o antigo subúrbio romântico era um esforço da classe média no sentido de encontrar uma solução para a depressão e a desordem da metrópole imunda: uma efusão de gosto romântico, mas também uma fuga à responsabilidade  cívica.”
d)        Expansão demográfica: com a construção das estradas de ferro e a implementação de linhas de passageiros para a capital por via ferroviária, a partir das décadas de 30/40, houve um grande êxodo dos habitantes do sertão para o Subúrbio Ferroviário, o que gerou uma explosão demográfica e a desvalorização da região enquanto estação turística. Essa época, no entanto, é marcada pela conquista de benefícios pela população suburbana, com a criação de indústria têxtil, escolas, postos de saúde, estradas e agremiações de operários. Vellanes (2004, p.18) afirma que,
com a expansão industrial e conseqüentemente a urbanização, as migrações são facilitadas e as cidades onde as indústrias se instalaram receberam um número maior de migrantes. Muitos desses migrantes foram habitar os subúrbios que, sem infra-estrutura para satisfazer suas necessidades, passaram a entrar numa fase de decadência urbana.

e)          Contemporaneidade: a década de 80, marcada pela Crise do Estado Brasileiro, trouxe para o Subúrbio Ferroviário de Salvador a explosão demográfica e conseqüente ocupação desordenada decorrentes da falta de políticas de habitação e planejamento urbano. Com isso, houve diminuição substancial da qualidade de vida da população que aí habitava e aumento da violência.
O Subúrbio Ferroviário de Salvador é incomum pela exuberância de recursos naturais e pela importância histórica que representa e registra, atualmente, uma visível decadência social. Este fato justifica-se, dentre outras coisas, pelos efeitos do crescimento populacional e urbano desordenados, ocorridos a partir da década de 70. Por exemplo, até muito pouco tempo, era comum ver muitas famílias reunidas nas portas das casas até altas horas da madrugada para conversar, tocar violão, jogar dominó ou baralho...Nesse sentido, vemos que o
crescimento populacional fez também com que o laço de amizade entre as pessoas diminuísse comprometendo o sentimento de vizinhança comum nos antigos subúrbios de população pequena. [...].
[...] Esse sentimento de vizinhança foi alterado pelas transformações urbanas, mas ainda prevalece em alguns bairros suburbanos, como no bairro de Periperi. O sentimento de vizinhança somado a outros elementos como o bom humor, desvelam uma outra forma de vida que, apesar de ocultadas e em menor grau, ainda permanece.(VELLANES, 2004, p. 22).
Outros problemas vivenciados atualmente pela população suburbana de Salvador são: a poluição da Baía de Todos os Santos, o que impossibilita a sobrevivência de diversas famílias por meio da pesca de peixes, mariscos e caranguejos; insuficiência de escolas de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, assim como de postos de saúde e transporte coletivo para atender à demanda existente. Com isso, a outrora próspera região, hoje é caracterizada como qualquer periferia das grandes cidades brasileiras, onde a exclusão e a violência imperam.
A maioria não sabe, mas nosso Subúrbio já foi a área nobre de Salvador. Era frequentado pelas famílias mais ricas em tempo de veraneio, de passeio, fato retratado em diversos livros de literatura ficção ou biográficos, a exemplo do “Capitão do Longo Curso”, de autoria de Jorge Amado.
Hoje em dia, vive os problemas que circundam qualquer cidade, mas conserva parte de sua tradição e charme. Nesse sentido, para nós, que somos dele oriundos, nele habitamos ou simplesmente o amamos, é necessário arregaçarmos as mangas, lutarmos em prol de mais conquistas para essa população de mais de meio milhão de pessoas, oriundas de todas as classes sociais, que ainda resistem em ai habitar e viver.
Que em 2013 consigamos ser vistos com o valor que temos, não o que querem nos dar.
Avante, Subúrbio!!!!

BIBLIOGRAFIA

ESPINHEIRA, G. O Parque São Bartolomeu: esquecimento e memória. In: FORMIGLI, A. L. (Org.).  Parque Metropolitano de Pirajá: história, natureza e cultura. Salvador: Editora do Parque, p. 23-27, 1998.
MOURA, R.; ULTRAMARI, C. O que é periferia urbana. São Paulo: Brasiliense, 1996.
MUMFORD, L. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SANTANA, J. Gestão escolar, poder local e formação cidadã: equação possível?  Salvador, 2006. Dissertação (Mestrado)- Universidade Salvador – UNIFACS, Salvador, 2006.


VELLANES, P. O Colégio Estadual Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco na Memória Social dos Moradores de Periperi. 2004. Dissertação (Mestrado)- Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Salvador, 2004.
 Imagens; https://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

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