quinta-feira, 23 de abril de 2009

Calamidade pública

Karina Baracho

Este é o outono mais rigoroso nos últimos 25 anos. As chuvas que assolam a cidade desde a semana passada já deixaram – até a tarde de ontem – 30 famílias desabrigadas na capital baiana. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do Município (Codesal) as ocorrências aumentam a cada instante e já passam de 900. Uma morte foi registrada na manhã de ontem e existem cerca de 500 áreas de risco em toda a cidade. O prefeito João Henrique Carneiro decretou estado de calamidade.

O decreto foi encaminhado na tarde de ontem em reunião com o vice-governador Edmundo Pereira, na Governadoria. Na ocasião, estiveram presentes ainda o subsecretário da Defesa Civil do Município, Osny Bomfim, o coordenador estadual da Defesa Civil Antônio Rodrigues, além do subsecretário municipal de transporte e infraestrutura Jorge Halla e do secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão, Antônio Brito. O objetivo do encontro foi traçar metas emergenciais para combater os estragos que o temporal tem feito em Salvador.

"A chuva está causando inúmeros distúrbios na cidade e a previsão meteorológica é de mais temporal. Por isso viemos pedir ajuda do governo estadual", disse o prefeito. De acordo com ele o estado já doou colchões, cobertores e cestas básicas para os desabrigados. "Estas foram algumas das ações imediatas para amparar os desabrigados".

Segundo Antônio Rodrigues o objetivo é despachar o decreto o quanto antes. "Vai ser homologado o mais rápido possível. Vamos também fazer um levantamento para saber a demanda, assim os técnicos das defesas civis municipais e estaduais podem buscar alternativas para minimizar o sofrimento deste povo. Já disponibilizamos lonas pretas"

Durante a reunião foram apontados alguns ambientes para alocar os desabrigados. "Pensamos inicialmente nos Centros Sociais Urbanos", disse o prefeito. Conforme ele, outros lugares serão apontados. Nos últimos cinco dias choveu na cidade aproximadamente 400 milímetros, mais do que o previsto para todo o mês de abril que era de 326 milímetros.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os próximos dias é de mais chuva na capital baiana. Caso perceba alguma situação de risco como elevação muito rápida do nível de água dos canais ou rachaduras nos imóveis a população deve acionar a Codesal através do número 199, a ligação é gratuita.


FONTE TRIBUNA DA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário