quinta-feira, 23 de abril de 2009

Governo do Estado socorre desabrigados das chuvas em Salvador

O Governo do Estado colocou à disposição da prefeitura de Salvador cestas básicas, colchões, lonas e cobertores para as famílias desabrigadas pelas chuvas e vai buscar uma parceria com empresas para fornecerem equipamentos para realizar a limpeza dos canais. A garantia foi dada nesta quarta-feira (22), pelo governador em exercício, Edmundo Pereira, ao prefeito João Henrique, em uma reunião na Governadoria.

A ação do governo estadual vai beneficiar 30 famílias desabrigadas, além de outras 159, aproximadamente 400 pessoas, que habitam imóveis do Centro Antigo que correm risco de desabamento. O coordenador de Defesa Civil do Estado, Antônio Rodrigues, participou da reunião. A ajuda do governo aos desabrigados será viabilizada pela Cordec.

“O decreto emergencial será homologado o mais rápido possível”, disse o governador em exercício, ao receber do prefeito cópia do decreto de estado de emergência no município. O decreto municipal deve ser reconhecido peloGoverno do Estado para que a prefeitura possa receber ajuda também da Defesa Civil nacional.

As chuvas de abril já alcançaram 439 milímetros nos últimos cinco dias, três vezes o volume registrado no mesmo período do ano passado. O prefeito disse que, com o volume de chuvas, sem previsão de cessar, o número de desabrigados pode triplicar até sexta-feira. Por isto, ele também pediu disponibilização de locais como os Centros Sociais Urbanos, para servirem como abrigo.

O decreto municipal estabelece que Salvador fica em estado de emergência por 90 dias e, segundo o prefeito, agiliza a solução de problemas operacionais. “Um exemplo é se a gente precisar de mais máquinas, caçambas, infraestrutura, temos, no decreto, um instrumento que torna esta aquisição rápida e viável”, afirmou.

Qualquer pessoa que perceber a elevação rápida de níveis de canais ou rachaduras em imóveis, postes e árvores com inclinação diferente, deve se dirigir para um lugar seguro e ligar imediatamente para o 199, para acionar os técnicos da Defesa Civil do município.

Segundo o responsável pela Defesa Civil no município, Osnir Santos, somente até o início da tarde desta quarta-feira foram computadas 960 solicitações, das quais 70% são de deslizamentos e ameaça de deslizamento. Os bairros mais atingidos foram Canabrava, Sete de Abril, Castelo Branco, Cajazeiras, São Marcos e Pau da Lima.



FONTE:GOVERNO DO ESTADO SETOR DE COMUNICAÇÃO WWW.COMUNICACAO.BA.GOV.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário