quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Projeto Escola Limpa une estudantes no Suburbio

O Projeto Escola Limpa estimula a cidadania entre os estudantes do Colégio Estadual Clériston Andrade (Ceca), no bairro Itacaranha, em Salvador. As atividades conscientizam a comunidade escolar para a importância de preservar e valorizar o patrimônio público. Com o projeto, os estudantes, que estrearam as novas carteiras escolares, prometem manter o Ceca mais bonito por mais tempo.


Conservar os ambientes externo e interno limpos, dispensar cuidado especial para as plantas medicinais cultivadas nos canteiros e separar materiais recicláveis são algumas das tarefas propostas. Cada turma foi apadrinhada por um educador que é responsável por orientar as atividades.

O trabalho resultou em paródias, dramatizações e faixas inspiradas pelo lema “Cuida bem do Ceca”. A empolgação foi tanta que eles fabricaram lixeiras com materiais recicláveis, arrecadaram dinheiro e compraram tintas para pintar as salas de aula.

“Pintamos de verde para combinar com o meio ambiente. Depois que tomamos essa atitude, muitos de nós já mudaram o comportamento. Não riscam as paredes nem jogam lixo no chão”, explica Estefane Astério, 12 anos, estudante do 6ª série do ensino fundamental

Já o estudante, Reginaldo Heliodório, 11 anos, conta que tudo está sendo maravilhoso. “Os cartazes que decoram as salas ajudam a gente a conservar mais a escola. E os professores estão colaborando muito. Aprendemos que não devemos fazer aqui o que não fazemos em nossas casas”, disse o garoto.

A coordenadora pedagógica , Remilda dos Santos Souza, explica que o movimento para conservar a escola limpa foi iniciado na 3ª unidade e deve ter continuidade na 4ª. A pergunta-chave para desenvolver a próxima etapa é: o que precisamos para que o Ceca se torne um ambiente ainda mais harmonioso? Segundo a professora, Paz, Solidariedade e preservação do Meio Ambiente, já foram apontados como necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário