segunda-feira, 27 de abril de 2009

Meteorologia prevê muita chuva amanhã

Noemi Flores

Após as fortes chuvas que ocorreram durante a semana em Salvador, deixando várias famílias desabrigadas e outras na iminência de ver suas casas desmoronarem com o solo, muitos buracos nas ruas e ameaça de desabamento de encostas, houve uma trégua no final de semana. Isto fez com que o número de ocorrências registrados na Defesa Civil de Salvador (Codesal) reduzisse, pois dos 145 chamados na sexta-feira passaram para 40 ocorrências, no sábado e no domingo, ainda pela manhã, apenas duas solicitações, ambas de ameaças de deslizamento de terra.

Porém, de acordo com o Climatempo, esta semana a chuva volta a fazer parte do cotidiano dos soteropolitanos, com mais intensidade amanhã, pois as nuvens aumentam bastante em função da influência de uma frente fria que avança na faixa litorânea do estado. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e possíveis trovoadas.

Por outro lado, enquanto a chuva não chega, vários banhistas aproveitaram o sol do sábado e do domingo e foram às praias da orla marítima, mesmo sabendo das recomendações dos profissionais da saúde, que advertem que após dias de muita chuva é bom se evitar as praias, devido ao acúmulo de lixo que é levado pela correnteza para a areia e podem causar doenças de todo o tipo, como a leptospirose e micoses.

Além disto, o mar estava muito agitado com a maré alta, principalmente nos horários em que as pessoas costumam frequentar a praia. Para se ter uma idéia a tábua da maré de ontem apresentava o seguinte quadro: às 4:23h, 2.47m , já às10:29h , 0.15m, tornando a apresentar a máxima às 16:49h

2.49m (o que significa que tornou a subir no período em que banhistas permanecem mais na praia, das 10 às 15 horas) e às 22:51h ficou em 0.31m.

De acordo com o Climatempo, hoje, a Zona de Convergência Intertropical mantém o dia nublado com bastante chuva no litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará. Nas demais áreas nordestinas o sol aparece com força e ocorrem pancadas isoladas de chuva principalmente no período da tarde. No entanto, amanhã, na faixa litorânea da Bahia, as nuvens aumentam bastante em função da influência de uma frente fria que avança. O sol aparece em alguns períodos, chove a qualquer hora do dia e os ventos se intensificam nessa região. As demais áreas nordestinas o sol aparece com força e chove de forma passageira.

Já na quarta-feira, ainda de acordo com o Climatempo, uma frente fria que passa ao largo da costa da Bahia favorece a formação de muitas nuvens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário