sábado, 15 de dezembro de 2012

Praias do Subúrbio consideradas próprias para Banho!!!


Atenção banhista! Em Salvador 3 praias estão impróprias para banho.


Estudo foi realizado por técnicos do Inema em 34 praias de Salvador e RMS




Foto: Amanda Palma/Metropress (arquivo)


O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) divulgou neste sábado (15) o resultado do estudo realizado por cinco semanas em 30 praias de Salvador, mais quatro praias de Lauro de Freitas, Região Metropolitana (RMS). De acordo com o Inema, três praias em Salvador foram consideram impróprias para o banho, sendo elas a praia da Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), a da Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família) e da Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas). Nas demais praias da RMS, as condições são normais. 

O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras das 34 praias durante cinco semanas. 

Após recolhido o material é analisado e somente os exames bacteriológicos irão confirmar se as praias estão impróprias para o banho ou não. A praia é considerada própria quando houver no máximo em 80% das amostras, 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou ainda 100 enterococos por 100 mL de água. 

Ainda que nas análises anteriores a qualidade da água esteja dentro dos parâmetros considerados próprios para banho, se o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água, a praia é considerada imprópria. 

Esses critérios foram estabelecidos pela resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).


fonte: metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário