terça-feira, 20 de março de 2012

Povo do Axé de luto!!!!




Aos 83 anos de idade, parte para o Orùn, uma das maiores dignitárias do Candomblé, morre mãe Cidália de Iroko, antiga Egbon do Terreiro do Gantois.

A Casa de Òsùmàrè sente sobremaneira essa perda, haja vista, possuir laços estreitos com a Agba Njena do Ase Iyamase, pessoa de elevada estima para a nossa Comunidade e para o nosso Sacerdote, Pai Pecê de Òsùmàrè.

O Candomblé perdeu hoje, uma das mais sábias mulheres da nossa religião, que possuía em seu sangue, a pujante cultura Nagô, mais que isso, soube como poucos, conduzir com maestria o ensinamento absorvido ao longo de décadas, disseminando com louvor a herança africana, oriunda da sua nobre ancestralidade.
A Casa de Òsùmàrè lamenta profundamente a morte de Mãe Cidália, que superou os 70 anos de iniciada, sendo sempre uma referência para nós e, sobretudo, uma grande amiga para todas as horas.

Apesar da dor da perda, conforta-nos saber que em nossa religião, a morte física é somente uma passagem, para o recomeço da vida, desta feita, diante de Olodunmare, no Orùn.

Ìyá Cidália Iku Agba Lese Òrìsà
Mãe Cidália, Morreu Anciã, aos pés do Òrìsà

Casa de Òsùmàrè

Nenhum comentário:

Postar um comentário