Edital de Abertura de Inscrição para o Programa Jovem Aprendiz da Área Operacional da Embasa
O Diretor Administrativo da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. - EMBASA, no uso de suas atribuições, em conformidade com o disposto no art. 16 do Decreto Federal n.° 5.598/05, faz saber que estarão abertas as inscrições objetivando o provimento de vagas para Jovens Aprendizes na Área Operacional, regendo-se pelas disposições do presente Edital.
I) Das Disposições Preliminares
O Programa Jovem Aprendiz é um instrumento de formação profissional e integração social que possibilita aos jovens serem admitidos na condição de aprendizes, para que, através de um programa de treinamento, possam adquirir conhecimentos teóricos e práticos de um ofício. O desenvolvimento da prática profissional acontecerá nas Unidades Operacionais da Embasa.
II) Das inscrições:
1- As inscrições serão realizadas pela EMBASA nas sedes das Unidades Regionais abaixo relacionadas, sem ônus para os candidatos, no horário de funcionamento da Empresa (das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30), no período de 23 a 24/05/2011.
A inscrição poderá ser feita apenas em uma das cidades e será relativa à vaga específica do local de trabalho. O candidato que realizar mais de uma inscrição valerá apenas a primeira.
UNIDADE REGIONAL | CIDADE/ LOCALIDADE | LOCAL DE TRABALHO | N° DE VAGAS |
Camaçari (UMC) | Camaçari | ETA | 2 |
Candeias (UMS) | Santo Amaro | ETA | 2 |
Alagoinhas (UNA) | Alagoinhas | LAB | 2 |
Conde | ETA | 1 | |
Entre Rios | ETA | 1 | |
Pojuca | ETA | 1 | |
Barreiras (UNB) | Angical | ETA | 1 |
Barreiras | LAB | 1 | |
Barreiras | MED | 1 | |
Itaberaba (UNE) | Iaçu | ETA | 1 |
Ipirá | ETA | 1 | |
Utinga | ETA | 1 | |
Itaberaba | ETA | 2 | |
Itaberaba | LAB | 2 | |
Itaberaba | ETE | 1 | |
Feira de Santana (UNF) | Conceição da Feira | ETA | 4 |
Feira de Santana | LAB | 4 | |
Valente | ETA | 2 | |
Irecê (UNI) | Ibititá | ETA | 2 |
Irecê | LAB | 2 | |
Paulo Afonso (UNP) | Paulo Afonso | ETA | 3 |
Paulo Afonso | LAB | 1 | |
Senhor do Bonfim (UNS) | Senhor do Bonfim | MED | 4 |
Senhor do Bonfim | LAB | 1 | |
Santo Antônio Jesus (USA) | Amargosa | ETA | 1 |
Cachoeira | ETA | 1 | |
Maragogipe | ETA | 1 | |
Nazaré | ETA | 1 | |
São Felipe | ETA | 1 | |
Santo Antônio | ETA | 1 | |
Santo Antônio | LAB | 1 | |
Santo Antônio | MED | 1 | |
Caetité (USC) | Caetité | ETA | 2 |
Caetité | LAB | 1 | |
Guanambi | ETA | 1 | |
Itabuna (USI) | Ilhéus | ETA | 2 |
Itabuna | LAB | 2 | |
São José da Vitória | ETA | 1 | |
Ubaitaba | ETA | 1 | |
Jequié (USJ) | Jequié | LAB | 4 |
Itagi | ETA | 2 | |
Itamarajú (USU) | Itamarajú | ETA | 2 |
Itamarajú | LAB | 2 | |
Itamarajú | MED | 2 | |
Vitória da Conquista (USV) | Barra do Choça | ETA | 1 |
Bromado | ETA | 2 | |
Vitória da Conquista | LAB | 2 | |
Vitória da Conquista | MED | 2 | |
TOTAL | 80 |
ETA = Estação de Tratamento de Água;
ETE = Estação de Tratamento de Esgoto;
LAB = Laboratório;
MED = Medição de Consumo (Hidrometria)
As vagas serão distribuídas na forma do quadro acima e preenchidas segundo a ordem de classificação, após o processo seletivo.
Porém, em função do Senai oferecer uma formação teórica que possibilita ao jovem atuar nas áreas de estação de tratamento, laboratório e área de medição, ressaltamos que o jovem aprendiz poderá ser lotado em qualquer uma destas áreas a critério da Empresa.
2 - São condições para a inscrição:
a) ser brasileiro nato ou naturalizado;
b) não registrar antecedentes criminais;
c) ter até a data da contratação (18/07/2011) idade mínima de 18 (dezoito) e máxima de 21 (vinte e um) anos, 11(onze) meses e 29 dias. Ressaltamos que a idade mínima de 18 anos refere-se ao fato das atividades práticas da aprendizagem ocorrerem no interior do estabelecimento, onde os aprendizes podem estar sujeitos à insalubridade ou periculosidade, sendo este risco proibido para aqueles que não tenham completado esta idade.
d) possuir o ensino médio (2° grau) completo;
e) ser oriundo de escola pública;
f) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições;
g) renda familiar de até dois salários mínimos;
h) conhecer, atender e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital; e
i) residir na mesma cidade da vaga que concorrerá.
A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos anteriormente citados impedirá a seleção do candidato.
3 - No ato da inscrição o candidato deverá estar munido de original e cópia dos documentos abaixo relacionados, em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato:
a) carteira de identidade;
b) CPF;
c) título de eleitor;
d) comprovante de renda familiar;
e) carteira de reservista, se do sexo masculino;
f) certidão negativa de antecedentes criminais;
g) comprovante de residência;
h) Carteira de Trabalho e Previdência Social (página contendo foto);
i) certificado de conclusão e histórico do ensino médio (2° grau) fornecido por instituição de ensino credenciada pelo órgão competente; e
j) curriculum vitae.
3.1 Considera-se renda familiar a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família. A comprovação da renda familiar deverá se efetivar por Declaração de Renda conforme modelo (ANEXO 1) deste Edital. O candidato deverá encaminhar até 24/05/2011, cópia autenticada dos comprovantes de renda de todos os membros da família. Ressaltamos que qualquer outro documento não entregue no ato de inscrição, deve ser entregue no máximo até o dia da seleção (30/05/2011).
3.1.1 Somente serão aceitos como comprovante de renda os seguintes documentos:
a) no caso de empregados de empresas privadas: cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotações do último contrato de trabalho (com as alterações salariais), e da primeira página subseqüente em branco;
b) no caso de servidores públicos: cópia autenticada de contracheque atual e Declaração (Anexo 1);
c) no caso de autônomos: declaração de próprio punho dos rendimentos correspondentes a contratos de prestação de serviço e/ou contrato de prestação de serviços e recibo de pagamento autônomo (RPA);
a) no caso de desempregado: declaração de que está desempregado, não exerce atividade como autônomo, não participa de sociedade profissional; cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subsequente em branco ou com correspondente data de saída da anotação do último contrato de trabalho;
e) no caso de servidor público, exonerado ou demitido: cópia autenticada do ato correspondente e sua publicação no órgão oficial, além dos documentos constantes da alínea "d" deste item.
3.1.2 A documentação apresentada será de inteira responsabilidade do candidato, respondendo civil e criminalmente pelo teor das afirmativas.
3.1.3 Será cancelada a inscrição o candidato que:
a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;
b) fraudar e/ou falsificar documento.
A Embasa, a qualquer tempo, poderá realizar diligências relativas à situação declarada pelo candidato.
A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
O candidato deverá manter seu endereço atualizado junto a Unidade da Embasa onde realizou inscrição para viabilizar os contatos necessários.
A EMBASA se exime das despesas com viagens e estadia dos candidatos para prestar inscrição, seleção, exames médicos admissionais e contratação.
III) Etapas do processo seletivo:
1ª Etapa - análise do histórico escolar que tem por objetivo avaliar o desempenho escolar do candidato.
2ª Etapa - prova de matemática visando aferir o raciocínio lógico e matemático do candidato.
3ª Etapa - redação visando aferir a objetividade e a organização de idéias do candidato. 4a Etapa - entrevista pessoal visando avaliar o desenvolvimento profissional e a adequação do candidato ao perfil do cargo. Destina-se, também, a clarificar informações curriculares.
A análise do histórico escolar, a prova de matemática, a redação e a entrevista pessoal serão realizadas no período de 26 a 30/05/2011 e avaliadas numa escala de O (zero) a 100 (cem) pontos assim distribuídos:
- Matemática: 0 (zero) a 30 (trinta) pontos.
- Redação: 0 (zero) a 30 (trinta) pontos.
- Entrevista pessoal: 0 (zero) a 25 (vinte e cinco) pontos.
- Análise do histórico: 0 (zero) a 15 (quinze) pontos, conforme tabela abaixo:
Média do Histórico Escolar | Pontos |
menor que 5,0 | 0 |
5 a 5,9 | 2 |
6 a 6,9 | 5 |
7 a 7,9 | 10 |
8 a 8,9 | 12 |
9 a 10 | 15 |
O resultado final do processo seletivo será publicado em 08/06/2011 nos locais onde serão realizadas as inscrições.
IV) Procedimentos pré-admissionais.
Após divulgação do resultado final, a Embasa se responsabilizará pela realização dos exames médicos admissionais de inspeção clínica e exames complementares, para averiguar a aptidão física do candidato para o exercício das atribuições do cargo a ser provido. Esses exames têm caráter eliminatório e são restritos ao candidato convocado para admissão.
O não comparecimento do candidato nas datas agendadas para a realização dos exames médicos admissionais, sem prévia justificativa por escrito, caracterizará desistência do processo seletivo.
V)Contratação
Os candidatos selecionados e convocados para admissão terão contrato de aprendizagem por tempo determinado (1 ano e 8 meses), regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT (art. 428 e seguintes), sob o regime de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS (alíquota de 2%), submetendo-se à jornada de 20 (vinte) horas semanais e a uma remuneração mensal de 1/2 (meio) salário mínimo durante o treinamento e de 2/3 (dois terços) do salário mínimo durante a prática supervisionada. Ressaltamos que o turno de trabalho será definido pela Embasa.
O não atendimento à convocação para admissão, no prazo estabelecido pela Embasa, excluirá o candidato do processo seletivo.
A admissão dos candidatos ficará condicionada à sua aprovação em todas as etapas da seleção e à comprovação de não possuir nenhum vínculo empregatício e está prevista para 18/07/2011.
A EMBASA oferece benefícios sociais tais como: assistência médica, vale-transporte (quando necessário) e outras vantagens a seus jovens aprendizes, nos termos de suas normas internas.
VI) Treinamento
Os candidatos selecionados, após contratação, terão Treinamento de Capacitação de 400h a ser realizado no Centro de Treinamento do SENAI no município de Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador) de segunda-feira à sábado de forma contínua com previsão de início em 18/07/2011 e término em 24/09/2011.
Durante o treinamento teórico, a hospedagem, alimentação e o transporte serão custeados pela Embasa.
VII) Atribuições
As atribuições do cargo Auxiliar Operacional Aprendiz estão divididas entre as três áreas de atuação descritas abaixo e são desempenhadas sob supervisão permanente.
Atribuições de Auxiliar de Operador de ETA:
auxiliar na medição de vazão em medidores tipo calha pashall e outros; auxiliar na preparação de soluções químicas de sulfato de alumínio, cloro, cal hidratada e outros; auxiliar na análise físico-química; auxiliar no controle das dosagens de produtos químicos; auxiliar nos cálculos de vazão e volume de água; auxiliar na lavagem periódica de filtros, decantadores e floculadores; auxiliar no recebimento e transporte de produtos químicos; auxiliar na transferência de sulfato de alumínio por gravidade e bombeamento; auxiliar no controle de consumo e estoque de produtos químicos; auxiliar nas leituras em painéis de medidor de vazão, voltagem, amperagem, turbidímetro, kit de cloro, e outros; auxiliar na operação do conjunto motorbomba; verificar e informar o nível de água dos reservatórios; auxiliar na execução de pequenos serviços de manutenção mecânica e elétrica; e auxiliar na limpeza da � �rea interna e externa na casa de bombas, casa de química e galerias de barriletes de filtros.
Atribuições de Auxiliar de Operador de ETE:
auxiliar nos serviços de manutenção e conservação das unidades e componentes da ETE "s; auxiliar na operação do conjunto motorbomba; auxiliar na medição de vazão em medidores; auxiliar na inspeção em ETE"s verificando o funcionamento hidráulico e mecânico; auxiliar na limpeza dos poços de sucção das elevatórias de esgoto e auxiliar na execução de ligações prediais de esgoto.
Atribuições do Auxiliar de Laboratório:
auxiliar na medição de teor de cloro residual e pH nas amostras coletadas; auxiliar na escolha dos pontos para coleta de amostra de água e esgoto; auxiliar na coleta de amostras de água bruta, tratada e residuais, nos diversos pontos do sistema; auxiliar na lavagem de vidrarias e materiais de laboratório; auxiliar na preparação do meio de cultura; auxiliar na análise físico-química; auxiliar no controle das dosagens de produtos químicos; auxiliar na descontaminação, após análise das amostras de água residuária e auxiliar na preparação de soluções químicas de sulfato de alumínio, cal hidratada e outros.
Atribuições do Auxiliar de Medição de Consumo:
auxiliar na manutenção de hidrômetros com montagem e desmontagem de medidores de diversos diâmetros; auxiliar na aferição de hidrômetros em campo; auxiliar nos ensaios de hidrômetros recuperados e oriundos de reclamações de clientes; auxiliar nos ensaios de recebimento de hidrômetros; auxiliar na medição em campo; auxiliar no levantamento de peças e componentes de reposição a serem adquiridas; apoiar as Unidades na substituição dos kits de hidrômetros de grande capacidade já instalados e auxiliar na operação do banco de provas nos ensaios de hidrômetros, executando a leitura de instrumentos de medição e volume de água.
VIII) Locais de Inscrições
Unidade | Endereço | Telefone |
UNA -Alagoinhas | Rua do Catu, s/n - Pq. Imaculada Conceição | (75) 3422 8800 |
UNB - Barreiras | Av. Ahylon Macêdo, s/n.° - Morada Nobre | (77) 3612 9300/ 9347 |
UNE - Itaberaba | Rua Venceslau Bras, n.° 102 -Bairro São João | (75) 3251 8300/ 8337 |
UNI - Irecê | Rua Cel. Terêncio Dourado, s/n.° - Centro | (74) 3641 8400/8463 |
UNP - Paulo Afonso | Av. da Fraternidade, s/n.° - Centro | (75) 32818700 |
UNS - Senhor do Bonfim | Av. Contorno, s/n.° -Bairro Casas Populares | (74) 35418400 |
UNF - Feira de Santana | Rua Dr. João Evangelista, n.°590 - Bairro Tanque da Nação | (75) 3602 3700/ 3701 |
USA - Santo António de Jesus | Av. Mário Moreira Sampaio, s/n.° - BR 101 Lot. Moura, Barro Vermelho | (75) 3631 8100 |
USC - Caetité | Rua Getúlio Vargas, n.° 54 Caetité | (77) 3454 8400/8449 |
USI - Itabuna | Rua das Nações Unidas, s/n.°, Centro | (73) 3214 4900/ 4934 |
USJ - Jequié | Rua Bertino Passos, n.° 53 - Centro | (73) 3526 8145/ 8146 |
USU - Itamarajú | Rua D. Pedro II, n.° 156, Fátima | (73)3294 8101/ 8102 |
UMS - Candeias | Km 0, Estrada Candeias, São Sebastião, Bairro Ouro Negro | (71) 3601 8001 / 8002 |
UMC- Camaçari | Rua Tenente Fernando Tuy, s/n, Ponto Certo | (71) 3621 6047 / 6040 |
USV - Vitória da Conquista | Av. Siqueira Campos, n.° 610 -Recreio | (77)3423 9700 |
Belarmino de Castro Dourado
Diretor Administrativo
ANEXO I
DECLARAÇÃO
Eu ______________________________
___________________________ , /05/2011.
(Cidade)
______________________________
ASSINATURA
Nenhum comentário:
Postar um comentário