Nesta oportunidade, venho trazer um acontecimento do interior da Bahia, mais precisamente na cidade de Itabuna, quando um grupo de jovens estudantes resolveram elaborar um vídeo como trabalho escolar e acabaram sendo descobertos pelo mundo globalizado. Vejam o vídeo:
O objetivo da mostra desse vídeo, é demonstrar aos estudantes suburbanos, que com criatividade e interesse, a realidade deles podem mudar e muito, como foi o caso de Spartakues Santiago, Mariana Rosas e Paula Lavinsky, alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Sistema, de Itabuna, eles transformaram o vídeo Área do Cone, em um dos três mais vistos do You Tube, nos últimos dez dias. A repercussão foi tamanha, que os três receberam vários telefonemas e convites para entrevistas e tudo isso porque conseguiram aliar criatividade ao dia-a-dia, juntamente com o compromisso a que se propuseram, estudar. A educação tem que se adaptar às novas tecnologias e os professores não devem estar presos mais a quadros, cadernos e livros, eles devem estimular a criatividade dos jovens.
A surpresa está no fato de estarem numa cidade do interior e ainda assim em tão pouco tempo passaram a serem conhecidos quase que instantaneamente no Brasil inteiro e, tudo por causa da atitude, força de vontade e dos recursos da maravilhosa rede. É nesse enfoque que venho incentivar os nossos jovens do subúrbio, a mostrarem mais seu lado criativo para os estudos, na esperança que possamos mudar a cara desse país. Abraços e até a próxima!
Texto: Rubem Leite
Video: youtube